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Qual o impacto da inserção da Pedagogia da Cooperação no grêmio estudantil da Escola Municipal Barcelona – Irajá/RJ?

Por Gaia Traverso, Juliana Figueiredo, Mirila Cunha e Wellington Santos.

Da necessidade de organização às estratégias de escuta e convivência, a aplicação das 7 PRÁTICAS DA PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO LEVOU jovens entre 13 e 17 anos que estudavam na Escola Municipal Barcelona, localizada em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a cresceram e se reconheceram como seres cooperativos.

Um dos resultados mais significativos foi a mudança no nome do Grêmio Estudantil onde os jovens atuavam, de Chapa Preta para PORJETO UNIÃO. Além disso, a abordagem potencializou os valores cooperativos nesses adolescentes, empoderando o grupo, que adquiriu consciência do seu alto potencial para desenvolver projetos coletivos.

Nesse contexto, a Pedagogia da Cooperação mostrou-se uma alternativa em benefício do exercício de uma escola que exerce papel de formação e transformação dos indivíduos, mitigando, consequentemente, a evasão escolar.

Confira o TCC no link abaixo:

 

9_T2RJ 2015 – Qual o impacto da inserção da Pedagogia da Cooperação no grêmio estudantil da Escola Municipal Barcelona – Iraj (1)