fbpx

Home > COOPA

COOPA

 

COOPA: mudamos as regras do futebol!

O futebol é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. E esta paixão nacional oferece inúmeras oportunidades criativas para se praticar a cooperação e, assim, co-inspirar pessoas, instituições e governos a promover a cidadania, a cultura de paz e o bem comum por meio do esporte.

Nesse espírito, o Projeto Cooperação criou a “COOPA de Futebol Cooperativo”. O principal objetivo é aprender a jogar uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA os outros, para promover o encontro, no lugar do confronto – um ambiente onde todos podem ganhar, se divertir e aprender juntos.

A COOPA incentiva reflexões sobre inclusão, diversidade, engajamento, cooperação, criatividade, coletividade, autonomia e bem comum, entre outros valores. Cada pessoa é honrada em sua singularidade e cada time é reconhecido como parte de uma só Comum-Unidade.

As atividades podem ser realizadas em instituições de ensino, organizações e comunidades. A partir da metodologia da Pedagogia da Cooperação, a COOPA cria ambientes e relacionamentos colaborativos, nos quais crianças, jovens e adultos podem aprender a VenSer para SerVir ao bem comum.

As “regras básicas” da COOPA são:

1 – Todos jogam e aprendem uns COM os outros;

2 – Os times buscam o ENCONTRO e não o CONFRONTO;

3 – As equipes jogam umas COM as outras e não CONTRA as outras;

4 – Cada participante aprende COM o ganhar e COM o perder;

5 – Todos se divertem e vencem JUNTOS.

  

 

 

 

COOPA 2018: mais de 30 mil participantes!

Entre maio e outubro de 2018, a COOPA de Futebol Cooperativo serviu de inspiração para a criação de dezenas de atividades para promover a cooperação em Santa Catarina, com muita diversão e incríveis aprendizados.

A COOPA 2018 envolveu 30,5 mil pessoas, entre estudantes, professores, diretores, famílias e demais integrantes da comunidade, formada por 59 escolas públicas e 20 cooperativas de 44 municípios catarinenses.

Após participar de oficinas de co-criação e dialogar sobre metodologias colaborativas, professores e professoras realizaram o projeto da COOPA nas escolas, desenvolvendo a cultura de paz, a cooperação, a inclusão social e o exercício da cidadania na comunidade escolar, de forma lúdica, divertida e transformadora.

As atividades da COOPA 2018 foram reunidas no “Diário da COOPA”. O livro, distribuído gratuitamente aos participantes, relata as atividades realizadas pelas instituições de ensino que aderiram ao projeto, destacando os resultados educacionais e sociais alcançados por esse evento cooperativo nas escolas.

Publicado pelo Sescoop-SC em parceria com o Projeto Cooperação, o livro foi organizado por Fábio Otuzi Brotto, Cristiane Oliveira, Leonardo Dutra Guedes e Gustavo Otuzi Brotto. Com a colaboração das escolas e cooperativas participantes, deixa como legado as infinitas possibilidades que a Pedagogia da Cooperação oferece para promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos.

Clique AQUI  para baixar o Diario COOPA2018 e conhecer as atividades cooperativas.

O Diário da Coopa de Futebol Cooperativo 2018

 

Depoimento de quem participou da COOPA 2018:

“Fomos, sem dúvida, impactados pela cooperação, nos tornamos pessoas que acreditam no trabalho em equipe, no diálogo e que todos podem contribuir para a resolução de conflitos. Fomos auxiliados e elogiados por todos e ficamos com o sentimento de que somos um time que joga junto e que torcemos uns pelos outros.” (Ramon de Oliveira, professor da Escola Municipal Atilio Ghise, em Braço do Norte)

“A ação COOPA de Futebol Cooperativo veio para enriquecer o aprendizado de pais e alunos, onde acontece a real cooperação entre os participantes e a integração entre todos. Pudemos neste dia além de brincar, nos divertir e perceber que o real sentido da vida é estar junto, conviver. Agradecemos aos professores e organizadores desse evento, também a empresa Auriverde pelo projeto e apoio a nossa escola, sempre em busca de um futuro melhor para nossas crianças.” (Mãe de aluno da Cooperativa Auriverde, E.E.F. Tupinambá, em Cunha Porã).

“A COOPA de Futebol Cooperativo trouxe para a escola um novo sentimento de renovação e de união entre todos. As atividades cooperativas realizadas serviram, também, para que alunos criassem laços de parceria e amizade. O respeito e a igualdade foram alguns valores resgatados por esse projeto. Ao conhecerem, os alunos, professores e funcionários da escola passaram a ajudar, favorecendo o convívio diário entre todos.” (Luiza Machado Belletini e Luana Paulino Luiz, estudantes do 9º ano da Cooperativa CEPRAG, E.E.B Bulcão Viana, em Praia Grande).

 

 

COOPA nas Empresas: A COOPA cria oportunidades para o desenvolvimento de habilidades de rendimento produtivo dos colaboradores e colaboradoras, além de habilidades de relacionamento cooperativo. Os colaboradores podem vivenciar as emoções do esporte, entrando em campo para conviver, experimentar “novas regras” do futebol e cocriar jogos em equipe, onde todos podem ganhar e se divertir juntos. A cultura da colaboração promovida por eventos desta natureza, contribui para conciliar, nas empresas, a melhoria da produtividade com o aumento da felicidade no trabalho.

 

Quer saber mais sobre a COOPA? Escreva para com-tato@projetocooperacao.com.br.