fbpx

Pedagogia da Cooperação com Mediadoras/es do Cooperativismo: uma experiência de aplicação no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Por Clóvis Henrique Leite de Souza, Edlane Resende Batista Melo, Luiza Lima Torquato e Simone Pinheiro Santos, da Turma 3 (Brasília)

Uma equipe de mediação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, organização que tem a cooperação em sua missão, vivenciou 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação, como processo de educação corporativa, para refletir sobre o quanto o sistema cooperativista, de fato, pratica e promove a cooperação.

 

Durante o processo, o grupo conseguiu enxergar, de forma apreciativa, a riqueza e a beleza do que faziam e se fortaleceu, criando soluções e projetos que puderam ser executados em um curtíssimo período de tempo e com poucos recursos.

Assim, demonstraram a viabilidade de realizar, mudar e fazer diferente, em prol do que fazia sentido e era importante para todo mundo. Entre esses projetos, novas técnicas de moderação, reflexões profundas sobre o processo interior de atitudes cooperativas e um conjunto de possibilidades para implementação no ambiente de trabalho e nas atividades.

 

Confira os TCCs* nos links abaixo:

T3B 2016 – PedCoop com Mediadoras_res do Cooperativismo III

T3B 2016 – PedCoop com Mediadoras_res do Cooperativismo II

T3B 2016 – PedCoop com Mediadoras_res do Cooperativismo I

*Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do quarteto foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.