fbpx

Encontro Autêntico – A Pedagogia da Cooperação como condutora no processo de autoconhecimento

Por Grazielle F. M. Coelho, Helen Faria, Laura, S. G. Bartelle e Nina A. Rodrigues, Turma 3/RJ.

A Pedagogia da Cooperação promove transformações pessoais internas? Ou apenas momentos memoráveis? Será que ela auxilia a expansão de consciência? E os processos de autoconhecimento? Como ela contribui para a expressão do lúdico e da criatividade?

Estas foram algumas das inquietações que este TCC procurou investigar. Para isto, foram aplicadas as 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação com um grupo de 14 pessoas, reunindo amigos, familiares e interessados na trajetória e no trabalho profissional das integrantes das quatro pesquisadoras.

O resultado apontou a Pedagogia da Cooperação como um bálsamo às inquietações apresentadas e um caminho lúdico e criativo de ensinamentos compartilhados, onde cada pessoa é considerada um mestre-aprendiz, com-vivendo a descoberta de si e de sua comum-unidade com as demais.

 

Confira o TCC* no link abaixo:

T3RJ 2016 – Encontro Autêntico I

T3RJ 2016 – Encontro Autêntico II

T3RJ 2016 – Encontro Autêntico III

T3RJ 2016 – Encontro Autêntico IV

 

*Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do quarteto foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.