fbpx

Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação

A cooperação é o caminho para resolver os dilemas empresariais e sociais do momento. Este curso, prepara você para ser agente de cooperação.

A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO, articulada a um conjunto de metodologias colaborativas atuais, é ensinada e praticada para formar agentes de cooperação. Agentes para criar e desenvolver ambientes e relacionamentos colaborativos em organizações públicas e privadas, escolas, comunidades, ONGs e nas relações sociais e, assim, solucionar problemas, transformar conflitos, alcançar metas e realizar objetivos comuns de maneira eficiente, sustentável e saudável para todas as pessoas, sem exceção.

Desenvolvida pelo Projeto Cooperação ao longo de três décadas de atuação, é ensinada e praticada nesta pós-graduação, oferecida em conjunto com a Faculdade AUDEN, ao longo de 360 horas/aula, com emissão de Certificado de Pós-graduação Lato Sensu (nível de Especialização).

Este curso ensina a desenvolver habilidades socioemocionais (soft skills) e intelectuais (hard skills) essenciais para promover a cooperação genuína em grupos e ambientes produtivos e felizes (de bem-estar). Provoca a reflexão a respeito de mitos relacionais e comportamentais (vindos da exclusão, individualismo e competição) para inspirar inclusão, solidariedade e cooperação.

Clique na imagem para informações sobre esta turma


Clique na imagem para informações sobre esta turma

Saiba mais

12 motivos para fazer esta Pós-graduação:

Aprofundar a compreensão do conceito e da dinâmica da cooperação como um fenômeno cultural e uma prática de interação social.

Restaurar a dimensão do humano nas relações, contribuindo para desenvolver um mundo possível para todos, sem exceção.

Se inspirar para construir pontes entre todas as fronteiras do conhecimento e da experiência humana.

Inspirar e desenvolver o “melhor” em cada pessoa, ao invés de instigar o “ser melhor” que todo mundo.

Integrar as dimensões da diversidade e comum-unidade humana nas suas relações sociais e profissionais.

Encorajar a atuação cooperativa, contribuindo para a geração do bem-estar comum nas relações pessoais e profissionais.

Elevar o nível de confiança social e encorajamento pessoal para fomentar a atuação colaborativa no mundo, contribuindo para o bem-estar comum.

Ampliar a visão de mundo sob uma perspectiva transdisciplinar, sistêmica, complexa, orgânica, sustentável e regenerativa.

Gerar ambientes que suportem a economia colaborativa emergente, voltada para a prosperidade pessoal e coletiva.

Promover o acesso e a utilização de abordagens e metodologias colaborativas para despertar o que é mais genuíno nas pessoas, grupos, comunidades e organizações.

Refletir sobre como levar para a sala de aula competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como Autoconhecimento, Empatia e Cooperação, e Comunicação.

Compreender que, para a realização de um novo mundo, é preciso assumir o desafio de aprender a cooperar nos mais diversos ambientes para que todas as pessoas possam VenSer.

> Saiba mais

Para quem é a pós-graduação?

Pessoas interessadas em diferenciar-se na atuação profissional como agentes de cooperação ou atuar especificamente em consultoria e focalização de processos, projetos e eventos como tal.

Já participaram do curso profissionais da educação, psicologia, gestão, consultoria, lideranças comunitárias, administração, assistência social e profissionais liberais de outras áreas. O que os uni é o propósito de promover a cooperação com consistência e profissionalismo, acrescentando no curriculo novas competências. Uma forma de atuação que gera produtividade e felicidade, a partir:

  • da movimentação de valores individuais e coletivos,
  • da ativação e do desenvolvimento de habilidades sócioemocionais e cognitivas nas pessoas,
  • da atuação (e focalização) colaborativa em reuniões, rotinas, projetos, oficinas e eventos,
  • do fomento à relações saudáveis de valorização da diversidade e da inclusão, entre outros.
  • da assessoria a organizações diversas e a grupos em diferentes contexto na implementação de práticas colaborativas capazes de movimentar sua cultura e inspirar a sociedade a sua volta.
Saiba mais

Programa

O curso é um convite para você mergulhar no universo da cooperação, um olhar amplo para ativar e consolidar sua prática e os valores que a sustenta, a partir da Pedagogia da Cooperação e das Metodologias Colaborativas. O curso se compõe de:

PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO (7/8 módulos): módulos dedicados aos princípios da abordagem (coexistência, convivência, comunidade e cooperação), a vivenciar para reconhecer a abordagem, aplicação prática desenvolvendo as competências colaborativas e síntese de experiências, competências e aprendizados.

APLICAÇÃO PRÁTICA (5 módulos): focalização colaborativa, focalização online, a abordagem em comunidades, realização de evento cooperativo e desenvolvimento do projeto de aplicação da abordagem (pesquisa-ação).

METODOLOGIAS COLABORATIVAS (8/10 módulos): Comunicação não-violenta, Dança Circular, Dragon Dreaming, Investigação Apreciativa, Jogos Cooperativos, Jogos de Escuta, Musicooperação, Open Space, World Café, dentre outras.

 

Docentes

Mais que profundos conhecedores dos temas de suas disciplinas, este corpo docente acredita no processo transformador que o curso proporciona e na importância da Pedagogia da Cooperação como uma abordagem para o desenvolvimento pessoal, social e organizacional.

Ana Paula Peron

Docente da Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas

Diretora da Lapidar, especialista em Gestão de Pessoas, Dinâmicas de Grupos e Jogos Cooperativos, transformação de conflitos, educadora, consultora em desenvolvimento de pessoas e equipes e mediadora de conflitos organizacionais. Integra grupos de Life Long Learning em Negociação, mediação e resolução construtiva de conflitos e do GEN – gestão estratégica com neurociências.

Cambises Bistricky

Sócio e Consultor do Projeto Cooperação, com foco em Design Colaborativo. Graduado em Educação Física (UMC), pós-graduando em Jogos Cooperativos (Projeto Cooperação/Unimonte) e Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Humano (Unipaz SP). Estuda, atua e ensina temas e metodologias colaborativas, tais como Dragon Dreaming e FIB – Felicidade Interna Bruta.

Claudio Thebas

Educador, escritor e fundamentalmente palhaço. Idealizador de vários projetos de conexão humana e transformação social. Seus livros ultrapassam a marca de um milhão de exemplares vendidos em 4 países, dentre eles Ser Bom não é ser Bonzinho e O Palhaço e o Psicanalista (em coautoria com Christian Dunker).

 

Edgard Gouveia Junior

Sócio e facilitador do Projeto Cooperação; Arquiteto e Urbanista; Pós-graduado em Jogos Cooperativos (Projeto Cooperação/Unimonte); Co-Fundador do Instituto Elos; Empreendedor Social, Palestrante e Conferencista Internacional nas áreas de desenvolvimento comunitário, protagonismo juvenil e tecnologias sociais; fellow da Ashoka. Criador do jogo The Call, idealizador da Jornada X.

Eliana Rossetti Fausto

Pós-graduada em Jogos Cooperativos (Projeto Cooperação/Unimonte); Graduada em Educação Física (UMC); Sócia e Facilitadora do Projeto Cooperação. Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação do Projeto Cooperação. Experiência de mais de 30 anos na área da educação; Formada em Danças Circulares Sagradas (Triom); Autora de trabalhos em congressos internacionais (Espanha e Holanda).

Fábio Otuzi Brotto

Co-fundador do Projeto Cooperação, psicólogo, educador físico e mestre em Ciências do Esporte (Unicamp). Pioneiro em Jogos Cooperativos e na Pedagogia da Cooperação, no Brasil. Facilitador do “Jogo da Transformação” – InnerLinks e Findhorn. Consultor empresarial, educador e autor de diversos livros, entre eles “Pedagogia da Cooperação – Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer” 2020 (BR) e 2021 (PT).

Fred Magalhães Batista

Formado em Música (CEP/BEM e FADM/DF), é baterista, percussionista, ator, diretor artístico, coordenador musical, compositor, professor de educação artística e musicalização e produtor executivo. Fundador do grupo PATUBATÊ, desenvolveu a metodologia “Arte de reciclar pessoas”. Atua como educador promovendo oficinas de criação de instrumentos, formação musical e workshops para empresas.

Gisela Sartori

Psicóloga, Mestre (Unicamp), autora de dois livros na área de Psicologia do Desporto. Co-fundadora do Projeto Cooperação, atuante no Terceiro Setor. Co-criadora dos jogos cooperativos de tabuleiro: Jogo da Carta da Terra e Diálogo Com+Vivência. Empreende O Mágico de Nós, coordenando projetos que promovem as relações humanas por meio da Convivência Cooperativa e aplicação dos jogos cooperativos de tabuleiro.

Helena Marujo

Psicóloga (ULisboa). Doutora Psicologia (ULisboa). Professora Associada. Leciona nas áreas de Gestão de Conflitos e Negociação, Sistemas de Recompensas, Psicologia, Psicologia Positiva, Métodos de Investigação. Coordenadora da Cátedra UNESCO em Education for Global Peace Sustainability e das Pós-Graduações em Educação para a Paz Global Sustentável e Psicologia Positiva Aplicada do ISCSP-ULisboa.

Heloisa Gappmayer Biscaia

Diretora da COÍRIS. Consultora e facilitadora especialista em Metodologias Colaborativas e em Investigação Apreciativa, atua no Desenvolvimento Humano e Organizacional e leciona em pós-graduações. Mestre em Administração de Empresas (UFPR), especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Biologia Cultural (Escuela Matriztica) e Investigação Apreciativa (CASE Western Reserve University).

José Romão Trigo de Aguiar

Médico homeopata, psicoterapeuta e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente. Conselheiro da Associação Palas Athena; Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP); leciona na formação de Terapeutas (FONTE); em Medicina Comportamental (UNIFESP). Idealizador do Projeto Social Agentes de Cidadania – IAKAP.

Karina Perpétuo

Jornalista (UniCeub), especializada em Dinâmica dos Grupos (SBDG/Monteiro Lobato), e em Jogos Cooperativos (Projeto Cooperação/Unimonte). Sócia-fundadora da ONG Rodas da Lua, pioneira em Brasília no ensino das danças circulares. Contadora de histórias (Regina Machado/USP) e focalizadora de Danças Circulares e de processos de coaprendizagem, apoiando o desenvolvimento pessoal e de grupos.

Lena Almeida

Psicóloga, especializada em Recursos Humanos, Comunicação e Jogos Cooperativos, certificada em coaching e coaching sistêmico de equipes, Comunicação Não-Violenta, Constelação Sistêmica e Justiça Restaurativa. Diretora do IPS Consultoria, atua como consultora e educadora no desenvolvimento pessoal e do grupo. Coautora do livro “Falar Bem é Fácil”. Criadora do método “Arquitetura da Convivência”.

Lia Diskin

Jornalista, escritora, palestrante e empreendedora social. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Cofundadora da Associação Palas Atendas. Recebeu o Prêmio da Jamnalal Bajaj Foundation, o Prêmio Trip Transformadores 2010 e da Unesco (contribuição em Direitos Humanos e Cultura de Paz).

Marco Aurélio Bilibio

Psicólogo Clínico. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Foi presidente da International Ecopsychology Society e é atual diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.

Maria da Conceição Souza

Psicóloga, mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); especializada em Jogos Cooperativos (Projeto Cooperação/Unimonte) e em Psicopedagogia Institucional (Universidade Estácio de Sá). Atua na área da educação como professora e Orientação Educacional, Educação Especial, bem como à área administrativo-pedagógica. Autora de “A Formação do Sujeito Cooperativo: uma experiência na educação”.

May East

Urbanista, educadora em sustentabilidade e inovadora social. Desempenhou um papel de destaque no desenvolvimento de relações entre a Organização das Nações Unidas e a Ecovila Findhorn, que culminaram na criação da CIFAL. Atuando na UNITAR, figurou por três anos consecutivos na lista das 100 Global Sustainability Leaders. É autora do livro “What if Women Designed the City?”.

Myrian Castello

Ativista pelo Direito de Sonhar. Co-fundadora da Fábrica dos Sonhos e Movimento Direito de Sonhar e de iniciativas de transformação social, Pós graduanda em Gestão de Pessoas, Coaching e liderança, especialista em Jogos Cooperativos e Cultura de Paz pelo Projeto Cooperação, Consultora e facilitadora, trabalha para que pessoas e empresas sejam melhores para o mundo.

Paulo Cesar Araujo da Silva

Administrador de Empresas (ASMEC Ouro Fino), MBA em Gestão de Projetos (IBMEC) e finanças (SENAC) e Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (UNIP/Projeto Cooperação). Fundador do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar, um movimento da sociedade civil. Palestrante, Educador e Facilitador de Dragon Dreaming.

Pedro Consorte

Comunicador e facilitador de grupos com atuação comunicação, linguagens artísticas e integração de grupos. Cofundador do Festival da Empatia, da Colar (comunidade de apoio a conflitos) e da Música do Círculo. Pós-graduado em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (Projeto Cooperação/UNIP), mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP), formação pelo CNVC (Center for Nonviolent Communication).

Rodolpho (Dodô) Martins

Um inquieto pedagogo, músico por atrevimento, especialista em Jogos Cooperativos, consultor organizacional e empreendedor social. Criador dos Programas Musicooperação e 8UP. É também palestrante internacional, com participação no TED e atuações em diversos países dos continentes americano, africano e europeu.

Roberto Gonçalves Martini

Sócio e consultor do Projeto Cooperação. Educador físico, mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP); Pós-Graduado em Psicomotricidade e Jogos Cooperativos. Atua no contexto Organizacional, Educacional, Comunitário e na Gestão Pública como facilitador de processos colaborativos. Mediador Transformativo de Conflitos com especialização em Comunicação Não Violenta.

Taísa Mattos

Educadora, pesquisadora e consultora nas áreas da vida comunitária, sustentabilidade e inovações sociais. Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ), atua como Coordenadora de Educação e Pesquisa da Global Ecovillage Network (GEN). Treinadora certificada e coordenadora de programas do Gaia Education no Brasil e no exterior. Conselheira do CASA Brasil, Board member da ICSA.

 

Depoimentos de quem viveu esta experiência

“Sempre acreditei que “juntos somos melhores” em todas as instâncias. Por isto, durante minha jornada profissional e de liderança, usei a gestão compartilhada, cocriada e corresponsável. Sentia que precisava de um estudo que confirmasse, academicamente, minha intuição e experiências vividas. Esta pós já estava no meu radar há muitos anos e, em 2019, mergulhei na aventura. Em 2020, no meio do curso, passamos pela transição do presencial para o digital. Não foi fácil, mas a própria Pedagogia da Cooperação nos ajudou na reestruturação, aplicada entre mestres e aprendizes e com muita vontade de fazer acontecer. Deu tudo certo!!! O processo só consolidou a crença de que “juntos somos (sempre) melhores”.

Eliani Prado, Turma 6, São Paulo

“A Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas foi um mergulho na ousadia de investigar a cooperação do indivíduo para consigo mesmo, para com as nossas famílias e para as organizações onde trabalhamos. Encontrar o Propósito de Vida, lidar com as consequências do isolamento social, a convivência de famílias trabalhando em casa, a construção de um ambiente familiar pautado na cooperação, o acolhimento de educadores em tempos de pandemia e como gestores podem conseguir engajamento, colaboração e interação em seus times são alguns dos detalhes mais relevantes dos temas dos trabalhos.”

Rose Laura Lopes Pinto, Turma 6, São Paulo

“A pós-graduação representou uma grande virada. Tive encontros que transformaram a minha vida para sempre.
Fui guiada por mestres inspiradores que despertaram em mim o lado mais humano, amoroso e divertido.
E aprendi ainda mais como servir ao mundo sendo eu mesma.”

Ana Paula Sousa, Turma 1, Florianópolis

“A pós-graduação em Pedagogia da Cooperação foi uma agradável e extraordinária jornada, na qual vivenciei experiências únicas e transformadoras.
Sou muito grato a tais experiências, que me fizeram amadurecer muito e colecionar memórias inesquecíveis.
É um curso urgente para todos aqueles que sentem dentro de si um chamado para ser um agente de transformação, em direção a um mundo onde reina a sabedoria, a paz, a união e a prosperidade.
Agradeço imensamente ao Fábio Brotto, aos demais professores do curso e a toda equipe envolvida neste projeto maravilhoso.”

Arthur Oliveira, Turma 1, Brasília

“Um processo de reconexão profundo com minha potência e um impulso para que eu aja no mundo de acordo com meus valores, caminhando para a realização dos meus sonhos, buscando sempre me relacionar de forma cooperativa e oferecendo o que eu tenho de melhor para que as transformações se estabeleçam.”

Nina Terra Rodrigues, Turma 3, Rio de Janeiro

“Foi uma mudança de vida. Achei que seria apenas uma capacitação profissional, mas representou muito mais. Eu nunca imaginei que a essência humana fosse mais cooperativa que competitiva.”

Simone Pinheiro Santos, Turma 3, Brasília

“A Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas representou uma transformação interna e uma transformação do meu olhar. A caminhada ao longo desses quase dois anos me deu ferramentas para resolver questões pessoais importantes e me ajudou a fazer um percurso que eu já tinha começado, de me reencontrar comigo mesma e voltar à minha essência.”

Carolina Ebel, Turma 6, São Paulo

“Depois da faculdade, tive algumas experiências não muito boas com a Academia. Sempre que tentava me reaproximar, sentia que me ofereciam muita teoria e pouca conexão desta com a prática do dia a dia. Na pós em Pedagogia da Cooperação, finalmente, encontrei o que buscava: uma aprendizagem em que teoria e prática são inseparáveis e totalmente aplicáveis na rotina de qualquer pessoa. Sai com muito mais consciência sobre o mundo que desejo e com inúmeros instrumentos para fazer dessa busca uma prática. Mas, antes disso tudo, sai uma pessoa melhor.”

Cláudio Thebas, Turma 1, São Paulo

“Mesmo antes de receber o diploma do curso, já me considerava muito mais graduado e capacitado para a vida: ganhei ferramentas que me habilitaram a facilitar processos colaborativos em qualquer grupo de pessoas e a possibilidade de trabalhar com uma das maiores demandas do mundo atual: a colaboração. E, mais do que tudo, desenvolvi a crença de que a vida é muito mais fácil quando a gente deixa que ela seja como foi planejada para ser: cooperativa.”

Fabio Marinho Calderano

Saiba mais