fbpx

Comum-Unidade

Nossa História Como-Um

O Projeto Cooperação é uma organização que oferece soluções colaborativas voltadas ao processo de desenvolvimento individual e coletivo. Atua em diferentes contextos, por meio de consultoria, palestras, workshops, processos de Design Colaborativo, Cursos de Pós-graduação, Curso online e Cursos Livres de Curta Duração, além do Festival Internacional da Cooperação (FICOO).

A partir de princípios de comunidade intencional, busca abrir espaço para cada um, de forma simples, Ser quem É. Para isso, utiliza os Jogos Cooperativos e outras Metodologias Colaborativas, principais instrumentos de sua abordagem de trabalho, a Pedagogia da Cooperação, criada e praticada por seus membros, interna e externamente.

A Pedagogia da Cooperação combina leveza, profundidade, conhecimento e experiência.

Além disso, o Projeto Cooperação acredita no acolhimento e na inclusão da diversidade, pois pessoas e ideias diferentes abrem possibilidades para a cooperação se desenvolver, a partir de novas soluções para determinada situação e da criação de ideais que só ocorrem em “encontros”.

A ideia de espalhar a cooperação pela Terra foi sonhada pela primeira vez, por Fabio Otuzi Brotto, cofundador do Projeto Cooperação, em 1991. Depois de bons ensaios, o Projeto Cooperação nasceu em 1992, em Santos (SP), durante Oficina Aberta de Jogos Cooperativos.

Os primeiros com-passos foram cuidados pelo próprio Fabio e por Gisela Sartori Franco, inspirando a nossa natureza e vocação: InterSer a primeira organização brasileira dedicada plenamente ao desenvolvimento de serviços e produtos integralmente voltados para a promoção da Cooperação e do sentido de Comum-Unidade, em todos os lugares.

Desde então, os membros do Projeto Cooperação mantêm viva a visão de deixar o mundo melhor de que encontraram.

Faça parte dessa Comum-Unidade: VenSer junto com o Projeto Cooperação!

Sonho

Tornar a vida na Terra melhor do que encontramos, realizando Comum-Unidades Colaborativas onde todo o mundo pode VenSer.

Princípios

Propósito

Ser uma comum-unidade feliz e sustentável que crie, desenvolva e compartilhe conhecimentos e práticas para difundir a cooperação no mundo.

Cambises Bistricky Focalizador

Como consultor especialista em Pedagogia da Cooperação, atuo há 7 anos em organizações de vários setores, focando sempre em desenvolver culturas cooperativas e colaborativas. Em me formei em Educação Física, mas segui outros caminhos e direções, ao concluir a pós-graduação em Jogos Cooperativos. Bebo de várias fontes: Transdiciplinaridade Humana, de Pierre Weill; Dragon Dreaming, de John Croft; Word Café, Open Space, Danças Circulares Sagradas e também dos ensinamentos da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela. Meu verdadeiro aprendizado, porém, se dá quando estou com minhas filhas Yasminn e Monique e minha esposa Claudia, pois elas me lembram a todo momento que a convivência necessita, sempre, da Cooperação.

Carla Albuquerque Coolaboradora

Carioca, mãe, montanhista e eternamente estudante, comecei meu aprendizado formal na Engenharia, passando pela Produção, Marketing e Administração, enquanto ampliava o meu conhecimento experienciando e atuando em cargos de gestão. Até que identifiquei na Colaboração o meu jeito de contribuir para o mundo e, em 2017, iniciei a minha jornada por abordagens colaborativas, passando por cursos, vivenciando projetos e nutrindo ambientes de cocriação. Cofundadora do “Coletivamentes” e colaboradora do Projeto Cooperação, sigo me dedicando a projetos que me encantam, a partir de práticas colaborativas para o desenvolvimento humano e empresarial, na geração de soluções. Mestre em Administração na PUC-Rio, pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas – UNIP/Projeto Cooperação, Produção – UFRJ/INT, Serviços – PDG IBMEC, Marketing – MBA COPPEAD e graduada em Engenharia na PUC-Rio. Em 2020, fui uma das coorganizadoras do livro “Pedagogia da Cooperação – por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”.

Claudia Martini Focalizadora

Consultora especializada em Metodologias Colaborativas e desenvolvimento de Projetos de Cooperação, com foco em Educação, Cultura de Paz e Organização de grupos de mulheres. Facilita processos utilizando metodologias como: Pedagogia da Cooperação, Jogos Cooperativos, Danças Circulares, Filosofia para Crianças, World Café e Abordagens Transdisciplinares. Ampla experiência em Educação de jovens e crianças. Feminista, Promotora Legal Popular pela Causa das Mulheres em Situação de Violência. Dedica-se à inovação e criação de Jogos Cooperativos, tendo idealizado o Gol de Saia, Saião Cooperativo e cocriado os equipamentos Camisas de Futpar e Saco Gigante. Pós-graduada em Educação Transdisciplinar e Psicomotricidade; Educadora Física e Pedagoga; Docente nos cursos de pós-graduação em Jogos Cooperativos (UNIP/ProCoop) e Liderança & Trabalho em Equipe (UNIBR). Trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais. Facilitadora da Plataforma Colaborativa Climate Education Network (CEN), com sede na Suíça.

Claudia Prado Coo-relações com o Mercado

O movimento, a dança e a música me inspiram e me ajudam a seguir mais leve e com alegria. Sou graduada em Educação Física, com especialização em Ginástica Olímpica, o que diz bastante sobre mim e a observação sobre a potência de viver integrada com corpo, mente e alma e, também, explica o impacto quando vivenciei pela primeira vez os Jogos Cooperativos. Me aventurei a dar aulas, mas o meu percurso de desenvolvimento profissional se deu como executiva de vendas de publicidade, no mercado editorial, e na gestão de pessoas e equipes. Durante este percurso, cursei a pós-graduação em Jogos Cooperativos, me tornei sócia do Projeto Cooperação e Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Jogos Cooperativos e em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas, em São Paulo. Desde 2020, estou empreendendo na área de Coo-relações com o Mercado do Projeto Cooperação, em contato contínuo com organizações para cocriar soluções colaborativas em diversos contextos e seguimentos. Casada com o Cambises, aprendi uma vida a dois mais colaborativa, e ambos nos inspiramos e nutrimos forjando ambientes mais cooperativos. Somo a tudo isso a experiência da construção de uma vida comunitária como sócia-fundadora, moradora e membro do conselho da Associação Rural Natureza, uma comunidade intencional em Monte Alegre do Sul (SP) e, também, como Integrante do Foundation Programme na Findhorn Foundation (Escócia), onde fui residente e participante de alguns dos programas educacionais.

Dani Dolme Coordenadora da
Pós-graduação em
São Paulo

Atuo na Coordenação Local da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação em São Paulo, em parceria com a Claudia Prado. Buscando um caminho de transformação, para mim e para o mundo, escolhi a Comunicação como uma ferramenta de apoio. Me formei em jornalismo, trabalhei em redação, mas foi no Voluntariado (Teto-Brasil!) que encontrei meu lugar: descobri que poderia usar minhas habilidades para construir, aprender, transformar, junto com comunidades. Assim, comecei a trilhar meu caminho em organizações sociais, ampliando minha atuação para gestão de projetos, facilitação de grupos e criação de metodologias. Pude compartilhar com diferentes comunidades o meu propósito e fui me envolvendo cada vez mais com Educação. Hoje, sou consultora do Instituto Tellus no projeto FAZ SENTIDO. Segui (e sigo!) bebendo de diferentes fontes para uma formação humana e mão na massa: sou Usineira (Artemisia), Guerreira Sem Armas (Instituto Elos) e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação (ProCoop). Passei pela Escola de Design Thinking, Perestroika, Kaos Pilot e, também, fui voluntária da Escola de Notícias. Sempre no exercício de aprender a Com-Viver em Comum-Unidade.

Dani Rafael Coordenadora da Pós-graduação em São Paulo

Sou facilitadora de grupos, especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e pesquisadora e aprendiz da Comunicação Não Violenta. E, também, voluntária na Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), da Unicamp, e no Centro de Valorização da Vida (CVV). Além disso, coidealizei o @cnv.empatia123 e o Festival de Empatia (evento on-line de CNV). Acredito na cura das relações por meio da empatia e no potencial da não-violência para promover transformação pessoal, interpessoal e sistêmica, o que tem me levado a oferecer cursos e facilitação de grupos em CVN e outros temas, em diversas instituições. Passei por treinamentos com os principais especialistas em Comunicação Não Violenta do Brasil e, também, por treinamento internacional, pelo Center for Nonviolent Communication (CNVC), fundado por Marshall Rosenberg. Tenho 20 anos de experiência no mundo corporativo, graduação na área de TI pela PUC-Campinas, pós-graduação em Engenharia de Software, Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade pela Unicamp. Atualmente, continuo o meu processo de aprendizagem estudando Psicanálise contemporânea e as Constelações Familiares.

Denise Jayme Coordenadora Geral
da Pós-Graduação

Integro o Projeto Cooperação desde 2006, atuando como Facilitadora de Atividades Cooperativas em diversas áreas e organizações, como PNUD, COC, SESCOOP, Secretaria de Educação (DF), BB, SECRIA (DF), CNJ, entre outros. Atuo também como Coordenadora Geral dos cursos de pós-graduação, nos quais sou docente de Danças Circulares. Além disso, coordeno o Departamento de Educação Física e Esportes da Escola das Nações, há 14 anos, meu grande laboratório de prática de Cooperação. Me especializei em Educação Física Escolar e me certifiquei no programa de Transformação em Jogos Cooperativos. Participei de vários cursos de Danças Circulares e conclui a formação do Grupo Rodas da Lua. Experimentei natação, vôlei, handebol, dança, ginástica, patins, corrida… vários jeitos de me movimentar. Convivo e aprendo diariamente com minhas filhas Vanessa, Bruna e Paula e compartilho minha jornada de vida ao lado do Fábio, que me ensina (entre muitas outras coisas) a Vir-a-Ser inteiramente quem Sou!

Edgard Gouveia Junior Focalizador

Arquiteto e Urbanista e pós-graduado em Jogos Cooperativos, dedico minha trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos, desenhando e aplicando jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. Sou cofundador do Instituto Elos, do Programa Guerreiros sem Armas e do Jogo Oásis. Fellow Ashoka, Berkana Exchange e TRIP Transformadores, professor da pós-graduação em Jogos Cooperativos, Formação Gaia Brasília e Paraná, do Youth Initiative Program e MSLS na Suécia e Knowmads na Holanda. Sou palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia onde aplico tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação Não Violenta e Jogo Oásis. Idealizei o Play The Call, uma gincana mundial online, com tarefas concretas no mundo real e que pretende envolver 2 bilhōes de pessoas, em quatro anos, para restaurar o equilíbrio na Biosfera. Acredito que mudar o mundo pode ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso.

Eliana Rosetti Fausto Coordenadora Geral
da Pós-graduação

Recebi o convite para integrar a equipe de coordenação da pós-graduação em Jogos Cooperativos em 2004. Desde então, participei do processo de expansão desse curso e da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação, hoje presentes em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, faço parte da Coordenação Geral desses cursos. Sou pós-graduada em Jogos Cooperativos, graduada em Educação Física, com formação em Danças Circulares (Triom). Durante 29 anos, fui professora de Educação Física, em uma escola que privilegiava a formação humana do indivíduo. Todos esses desdobramentos me ajudaram a ser quem sou. A partir do TCC “Aprender a Cooperar” e dos artigos “Criar e Re-Criar Jogos Cooperativos” e “Danças Circulares e Cooperação”, participei de congressos nacionais e internacionais. Faço parte de uma grande família! Nossas reuniões acontecem em volta de uma mesa com aromas e sabores, recheada de muita alegria e bom humor e belas histórias. A convivência diária é um aprendizado constante e me ajuda, a cada dia, ser quem sou.

Fábio Otuzi Brotto Cofundador e
Presidente do Conselho

Desde pequeno vivo em grupo. Minha primeira turma foi a da Bicicleta sem Breque, que deixou em mim belíssimas cicatrizes no corpo e impressões maravilhosas na alma. Joguei basquete, futebol, handebol, lutei judô e fui técnico de basquete por 16 anos… No esporte, aprendi a fazer parte de um time e de permanecer nele, interdependentemente do ganhar-e-perder. Então, escolhi me arriscar mais e decidi mergulhar fundo no oceano largo da Cooperação. Nele fui fisgado pelos Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação. Desde então, integro a turma do Projeto Cooperação, onde sou constantemente inspirado a cultivar as sementes do VenSer quem Eu Sou e ao mesmo tempo InterSer em Comum-Unidade… sem paredes. Sim, sem paredes, porque sendo geminiano com ascendente em gêmeos, preciso da liberdade do andar pela mata e do subir o rio, descobrindo por mim mesmo o caminho das pedras… o de fora e o de dentro. Ao mesmo tempo, toda essa liberdade só faz sentido e traz felicidade se for compartilhada com Tiê, Ilê, Lyz, Denise e todo mundo.

Karina Perpétuo Coordenadora da
Pós-graduação em
Brasília

Nasci em Brasília, sou mãe, caçadora de mim e milito no partido “gargalhando venceremos”. Nos últimos 18 anos, tenho facilitado processos de coaprendizagem, apoiando o desenvolvimento pessoal e de grupos em valores humanos como cooperação, diálogo, empatia, afeto, criatividade e diversão. Sou formada em Jornalismo (UniCeub), pós-graduada em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e em Jogos Cooperativos (ProCoop). Também atuo como focalizadora de Danças Circulares desde 2000 – ajudei a fundar e integrei o Grupo Rodas da Lua, pioneiro em Brasília no ensino dessa prática para indivíduos e organizações. Sou contadora de histórias (Regina Machado/USP) e anfitriã e colhedora de conversas significativas (AoH). Tenho formação em Design de Serviços (EISE|LiveWork) e sou empreendedora. No Projeto Cooperação, sou coordenadora da pós-graduação em Brasília.

Maria da Conceição de Souza Coordenadora Geral
da Pós-Graduação

Encantada com as ideias que sustentam a proposta dos Jogos Cooperativos, busco a experiência da Cooperação como um exercício pessoal e cotidiano de convivência. Sou docente de Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, no Rio de Janeiro. Atualmente, também faço parte do grupo da Coordenação Geral do curso. Estou na área de Educação há mais de 30 anos, como professora, psicopedagoga e em funções administrativo-pedagógicas, em escolas da Rede Pública do Rio de Janeiro. Nestes espaços, me dediquei à aplicação e divulgação de metodologias colaborativas, bem como à realização e apresentação de trabalhos de pesquisa com foco na reflexão sobre as relações existentes e possíveis no ambiente escolar. Sou mestre em Políticas Públicas e Formação Humana, pós-graduada em Jogos Cooperativos e em Psicopedagogia Institucional e psicóloga, além de ter formação em Danças Circulares.

Monique Bistricky Focalizadora

Ao final da graduação em Turismo, decidi trilhar uma jornada de pós-graduação e, por influência do meu pai, Cambises, me especializei em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Nesta jornada, decidi seguir o meu caminho com foco em trans-formar ambientes e relações de trabalho em locais e relacionamentos mais cooperativos e acolhedores. Trabalho ativamente com focalização desde 2018 e, hoje, também na área de RH. E me aventuro, junto ao Projeto Cooperação, na mudança para o mundo virtual: desde a migração da pós-graduação para o online até o lançamento de cursos totalmente EAD. Busco, cada vez mais, ferramentas e metodologias colaborativas que transformem os ambientes onde estou em espaços ativos de cooperação.

Rafaela Lemos Coorganizadora do FICOO

Ser humana em evolução, engajada em soluções colaborativas que impactam positivamente um mundo em regeneração. Educadora Social, consultora especialista em Pedagogia da Cooperação e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Compartilho as minhas habilidades e o meu coração por meio de processos colaborativos, com foco em Valores Humanos, Cultura de Paz e Autoconhecimento, sendo ponte para que pessoas, grupos e instituições de diversos setores sociais se lembrem de suas essências e ativem o poder da colaboração. Atualmente, sou coorganizadora do FICOO – Festival Internacional da Cooperação, no Projeto Cooperação, gestora do Projeto RecreaSer, do Mãe Instituto, e também atuo em parceria com diversas organizações.

Roberto Martini Focalizador

Sou sócio facilitador do Projeto Cooperação, cofocalizador do Laboratório de Pedagogia da Cooperação e docente dos cursos de pós-graduação. Integro também o time de consultores. No Projeto Cooperação, desenvolvi ações e projetos em instituições como: SESC, SESI, SENAC, Federação das Indústrias do Paraná, SICRED, Johnson & Johnson; Banco do Brasil, SESCOOP, Claro, Volkswagen, FEFISA, prefeituras de Santos e São Paulo. Cursei Educação Física e Mestrado em Psicologia da Educação e tive a oportunidade de compartilhar meu trabalho em Cuba e na Holanda. Educação, Cultura de Paz e Metodologias Colaborativas me despertam especial interesse. Gosto de estar perto da natureza e não resisto a uma boa partida de futebol na areia da praia, em Santos, onde moro, principalmente porque posso dar bons mergulhos nos momentos de pausa. Sou casado com a Claudia e juntos tivemos a Isadora e o Pedro. Sem a convivência com minha família não saberia o verdadeiro significado do amor, da felicidade, do respeito, da confiança e do cuidado. Sou muito grato à vida por tudo que recebo! E tenho recebido muito.

Rodolpho (Dodô) Martins Focalizador

Sou um inquieto pedagogo, músico por atrevimento, especialista em Jogos Cooperativos, consultor organizacional e empreendedor social. E, também, palestrante internacional, com participação no TED, e atuação em diversos países dos continentes americano, africano e europeu. Criei os Programas Musicooperação, 8UP e Language Salad, e sou coautor dos livros “Pedagogia da Cooperação – por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer” e “Circulando Cooperação”. Além disso, sou docente da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (UNIP/ProCoop).

Rosangela Laranja Coordenadora da
Pós-graduação no
Rio de Janeiro

Conheci a Pedagogia da Cooperação em uma oficina, em agosto de 2014, e me apaixonei. A cooperação já era um foco da minha e me apropriei mais ainda dela com o Projeto Cooperação. Sou professora e também fiz a pós antes de passar a integrar a coordenação das turmas no Rio de Janeiro. Ao longo da minha carreira, trabalhei da Educação Infantil à Graduação, sempre procurando metodologias transformadoras. Além das atividades profissionais, sou esposa e mãe de Diogo e Denis, outras paixões na minha vida.