Por Ana Laura Macedo, Marcia Valentim, Marilúcia do Espírito Santo e Manuela Flaig, da Turma 3 (Rio de Janeiro.)
Olhar com mais profundidade para as mulheres “da melhor idade”, buscando identificar contribuições da Pedagogia da Cooperação para unir gerações. E, assim, entender também sonhos e medos e como eles se manifestam nessa fase da vida. Esta foi a proposta da pesquisa de Ana Laura Macedo, Marcia Valentim, Marilucia do Espirito Santo e Manuela Flaig, pós-graduadas em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”, pela Turma 3–RJ.
Para elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “A Pedagogia da Cooperação e a liberdade de ser que se é na Terceira Idade”, elas aplicaram pesquisa com um grupo de aproximadamente 20 mulheres, todas com mais de 60 anos e fisicamente ativas, frequentadoras do centro de convivência Casa Padre Veloso, localizado no bairro de Botafogo, na capital fluminense.
Projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), a Casa de Convivência oferece diversas atividades de segunda a sexta-feira, como oficinas de teatro, artesanato, informática, yoga, pilates, danças e alongamento.
O estudo mostrou que a Pedagogia da Cooperação é uma abordagem com potencial e capacidade para aproximar diferentes gerações. Além disso, foi possível refletir sobre a ressignificação do papel da mulher na atualidade, tanto em relação à conscientização sobre as opressões e invisibilidade quanto ao desejo de fortalecimento de identidade e à busca constante por representatividade.
Confira os TCCs* nos links abaixo:
T3RJ 2016 – A PedCoop e a Liberdade de ser quem é na 3ª Idade.Ana Laura M. Gonçalves
T3RJ 2016 – A PedCoop e a Liberdade de ser quem é na 3ª Idade.Marilucia do Espírito Santo
T3RJ 2016 – A PedCoop e a Liberdade de ser quem é na 3ª Idade.Marcia da Costa Valentim
T3RJ 2016 – A PedCoop e a Liberdade de ser quem é na 3ª Idade.Manuela Flaig
* Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do trio foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.