Por Adriana Tajtelbaum, Carla Albuquerque, Luciana Souza e Rita Cantergiani, da Turma 4 (RJ)
Este trabalho relata a aplicação das 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação em uma comunidade ribeirinha da Vila de Acajatuba, situada no município de Iranduba, região metropolitana de Manaus (AM). Destaca o impacto da Pedagogia da Cooperação no processo de desenvolvimento pessoal e coletivo de um grupo comprometido com o desenvolvimento turístico comunitário e sustentável.
Todo o trabalho foi conduzido por uma visão sistêmica da vida, preocupado com a inter-relação e interdependência dos fenômenos nos níveis intrapessoal, interpessoal e global. A abordagem da Pedagogia da Cooperação conduziu a um caminho de abertura para reflexão e vivências para o fortalecimento da parceria e construção de ambientes de cooperação.
As competências cooperativas que a Pedagogia da Cooperação propõe ativar foram desenvolvidas em diferentes níveis (despertar, reconectar ou desenvolver) e geraram um impacto positivo em relação à geração de um ambiente colaborativo e produtivo, promovendo o acesso à inteligência coletiva, à criação de novas ideias, ao fortalecimento das relações, à união do grupo e ao sentimento de pertencimento.
Os resultados mostraram que a abordagem aplicada impactou positivamente a comunidade, gerando um ambiente de cooperação capaz de ampliar a mobilização de pessoas em prol do desenvolvimento turístico da região e gerando iniciativas reais para este fim.
Confira o TCC no link abaixo: