fbpx

COM-SENTIR: comunicação com significado e cooperação

Por Claudia Itano, Dani Rafael, Marilia Marinho e Pedro Consorte, da Turma 4 (SP)

A Pedagogia da Cooperação e a Comunicação Não Violenta podem transformar a qualidade da comunicação entre membros de uma equipe corporativa? Esta foi uma das questões que esta pesquisa procurou responder, a partir de um ambiente de falta de confiança, decisões centralizadas, comunicação ineficiente e alta demanda de atividades, no qual atuava, em 2018, uma equipe de coordenadores do Senac Osasco, recém-formada.

Segundo os autores do trabalho, enquanto a Pedagogia da Cooperação criou uma organização dos processos de interação, ajudou na manutenção do foco e da clareza dos objetivos e proporcionou um espaço seguro para que as vulnerabilidades fossem expostas, a CNV foi bastante eficiente para o fortalecimento de vínculos e de confiança entre os membros.

 

Segundo eles a aplicação das duas metodologias “reverberou positivamente sobre os processos de comunicação e, inevitavelmente, sobre as relações entre os participantes”.

Confira o TCC neste link:

6_SP2018_com_sentir_comunicacao_com_significado_e_cooperacao