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Colaborar para desenvolver o Cooperativismo

Por Clóvis Henrique Leite de Souza, Edlane Resende Batista Melo, Luiza Lima Torquato e Simone Pinheiro Santos, da Turma 3 (Brasília).

A cooperação faz parte da missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) que busca, entre seus objetivos, promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

Esta missão se manifesta de várias formas. Entre elas, no ensino e na  formação profissional, por meio de ações para desenvolver, qualificar e capacitar associados, dirigentes e colaboradores das cooperativas, sempre alicerçadas nos princípios e valores cooperativistas.

Considerando o potencial da Pedagogia da Cooperação para estimular a Cultura de Cooperação nos ambientes, Clóvis Henrique Leite de Souza, Edlane Resende Batista Melo, Luiza Lima Torquato e Simone Pinheiro Santos, pós-graduados em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas” (Turma 3 – Brasília), decidiram pesquisar o tema em uma instituição na qual a cooperação se faz presente, inclusive, como filosofia.

Assim, a partir de atividades vivenciais com um grupo de colaboradores do SESCOOP, que atuam em processos participativos e atividades formativas, elaboraram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Pedagogia da Cooperação com mediadoras/es do cooperativismo: uma experiência de aplicação no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo”.

O estudo mostrou como é possível começar a cooperar a qualquer momento, a partir da compreensão de se dar um passo de cada vez, numa caminhada coletiva, na qual é possível ajustar o ritmo e os passos da jornada. E, diante da ansiedade de querer mudar logo, é fundamental “respirar e observar” as vitórias cotidianas da convivência.

Confira os TCCs nos links abaixo*:

TCC.Clovis Henrique L.de Souza

TCC.Edlane Resende B. Melo

TCC.Luiza Lima Torquato

 

* Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do trio foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.