fbpx

Cooperação para prosperar

Por Roberto Martini

Os dias atuais têm demonstrado mudanças muito consistentes e significativas no campo das relações sociais. Certamente, elas irão impactar (ou já impactam) o cotidiano de todos nós.

No centro dessa mudança está a percepção de que, cada vez mais, a cooperação tem sido uma escolha consciente das pessoas.

Os sinais dessa mudança estão em muitos lugares, seja no movimento crescente da economia solidária ou até mesmo nos aplicativos para celular que nos ajudam a compartilhar roupas, veículos, ferramentas e eletrodomésticos, entre outros itens.

Esses sinais revelam especialmente que diferentes grupos, em contextos variados, têm encontrado alternativas ao modelo de escassez e competição que quase sempre nos leva à desconfiança e ao isolamento.

A criação de novas formas de vida coletiva, apoiadas na lógica da cooperação e da abundância, será um exercício fundamental daqui para frente e nos levará na direção de uma realidade mais solidária, participativa e saudável.

Nesse contexto, é fundamental observar uma constatação que, até certo ponto, parece simples: times que exercitam a Cooperação conseguem Prosperar.

E um time pode ser a sua família, os seus vizinhos ou o seu grupo de trabalho.

Sigamos nesse exercício!

Roberto Martini é sócio e focalizador do Projeto Cooperação