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Cooperação na Educação!

Por Maria da Conceição de Souza

Por Maria da Conceição de Souza

Que cooperação, nós, profissionais de educação queremos?

Queremos formar cidadãos para a construção de um futuro de relações mais cooperativas e libertárias.

Teorias pedagógicas apresentam a cooperação como elemento fundamental à formação do aluno, seja como condição para o seu desenvolvimento, objetivo a ser atingido ou técnica a ser utilizada.

Há também as políticas educacionais que afetam as escolas, pois põem em circulação novos modos de pensar a educação formal. Refiro-me, em especial, às políticas de reformulação de currículo. Porém, se currículo é espaço de poder, também é espaço de disputa e resistência.

Queremos a cooperação como modo de organização, em sua forma simples ou da divisão de trabalho. E a cooperação pela participação da comunidade. Queremos o cooperativismo, no qual os mais “fortes” podem apoiar os mais “fracos”. E transformar conflitos e relações mais horizontais e dialógicas.

Queremos, ainda, a cooperação da Pedagogia da Cooperação, para produzir novas experiências e felicidade, para sair do paradigma dos jogos competitivos e apresentar uma possibilidade de inclusão e do VenSer.

Sabemos fazer isso!

Maria da Conceição de Souza é coordenadora da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação