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A Pedagogia da Cooperação no desenvolvimento do grupo de coordenadores de área do EcoCâmara

Por Corina Oliveira, Márcia Rabelo, Paulo Henrique Silva e Sander Garbin, da Turma 1 (Brasília)

A Pedagogia da Cooperação tem potencial para ampliar possibilidades de interação que propiciem um novo paradigma de convivência em ambientes burocráticos e formais?

É o que este trabalho procurou investigar por meio da Aplicação das 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação com integrantes do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados, o EcoCâmara.

O processo começou com entrevistas para traçar o cenário e os desafios do trabalho. E isto mostrou que, de fato, era relevante para o grupo seguir com projetos e criar uma visão sSistêmica do próprio trabalho.

Segundo os autores, “terminado o segundo encontro, ficou claro que o grupo tinha entrado no espírito da cooperação e entendido o objetivo de estarem juntos… os participantes saíram de um lugar de desconfiança em relação à efetividade e objetivo dos encontros para o questionamento (positivo) sobre o desenvolvimento do próprio grupo.”

Confira o TCC no link abaixo:

24_T1B 2013 – A PedCoop no Desenvolvimento do Grupo de Coordenadores de Área do Ecocâmara