Por Corina Oliveira, Márcia Rabelo, Paulo Henrique Silva e Sander Garbin, da Turma 1 (Brasília)
A Pedagogia da Cooperação tem potencial para ampliar possibilidades de interação que propiciem um novo paradigma de convivência em ambientes burocráticos e formais?
É o que este trabalho procurou investigar por meio da Aplicação das 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação com integrantes do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados, o EcoCâmara.
O processo começou com entrevistas para traçar o cenário e os desafios do trabalho. E isto mostrou que, de fato, era relevante para o grupo seguir com projetos e criar uma visão sSistêmica do próprio trabalho.
Segundo os autores, “terminado o segundo encontro, ficou claro que o grupo tinha entrado no espírito da cooperação e entendido o objetivo de estarem juntos… os participantes saíram de um lugar de desconfiança em relação à efetividade e objetivo dos encontros para o questionamento (positivo) sobre o desenvolvimento do próprio grupo.”
Confira o TCC no link abaixo:
24_T1B 2013 – A PedCoop no Desenvolvimento do Grupo de Coordenadores de Área do Ecocâmara