fbpx

Como estabelecer e aprofundar as relações humanas?

Por Cecília Ferraz, Daniela de Souza Dolme e Ricardo Ferri, da Turma 3 (SP), da pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”

Como se estabelecem e se aprofundam as relações humanas, atualmente, quando a tecnologia promove ao mesmo tempo um movimento de aproximar e afastar as pessoas em seus processos de convivência?

Esta pergunta foi o ponto de partida para a pesquisa de Cecília Ferraz, Daniela de Souza Dolme e Ricardo Ferri. Eles buscaram investigar como a Pedagogia da Cooperação poderia atuar para ampliar possibilidades de conexão e aprofundamento das relações humanas e, assim, promover o bem-estar comum, valorizando as singularidades de cada indivíduo.

Para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”, Turma 3 (SP), eles reuniram um grupo espontâneo de 11 pessoas para conversar sobre o tema “Relações Humanas” e vivenciar as “7 Práticas da Pedagogia da Cooperação”.

A pesquisa evidenciou a potência da inteligência coletiva, a importância da confiança no processo de interação entre pessoas e o papel da vulnerabilidade como essencial para aprofundar a convivência. Foram 20 horas de Aplicação da Pedagogia da Cooperação e, aos poucos, cada participante se sentiu mais confiante e entregue ao processo, em busca de se relacionar mais profundamente.

É isso o que mostra o trabalho “Contribuições da Pedagogia da Cooperação para o Aprofundamento das Relações Humanas”.

Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do trio foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.

Confira os TCCs nos links abaixo:

TCC_Ricardo Ferri_Relações Humanas

TCC_Cecília Ferraz_Relações Humanas

TCC_Daniella Dolme_Relações Humanas