fbpx

Home > Blog > Trabalhos Pós-Graduação > A Pedagogia da Cooperação fortalecendo o trabalho de voluntárias unidas por causa social.

A Pedagogia da Cooperação fortalecendo o trabalho de voluntárias unidas por causa social.

Por Carolina Pellegrino, Gabriela Seixas, Hannah Needleman, Mariana Pinheiro e Luciana Costa, da Turma 3 (RJ)

As comunidades de Pavão-Pavãozinho e Cantagalo estão localizadas nos bairros de Ipanema e Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro. Em 2017 reuniam cerca de 10 mil habitantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade social. Como ocorre em outros territórios de comunidades e periféricos, há pouca presença do poder público e quase nenhuma infraestrutura urbana.

É na divisa dessas duas comunidades que atua a Rede Postinho, organização da sociedade civil voltada a promover a saúde integral gratuita de mulheres que moram ali, considerando aspectos físicos, psicológicos, emocionais e sociais.

 

 

No segundo semestre de 2017, Carolina Pellegrino, Gabriela Seixas, Hannah Needleman, Mariana Pinheiro e Luciana Costa, da Turma 3 (RJ) da pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”, aplicaram as 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação com psicólogas que atuavam como voluntárias da Rede Postinho, para o projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O objetivo foi entender como a Pedagogia da Cooperação poderia contribuir para o processo de desenvolvimento individual e coletivo dessas voluntárias, observando a influência do contexto social e econômico no qual se dava o trabalho do grupo. Os desafios ligados à segurança pública, por exemplo, aos quais as psicólogas e as mulheres atendidas estão expostas diariamente foram marcantes durante o processo. Além disso, foi possível reconhecer a importância de um trabalho de apoio para essas profissionais que atuam em áreas de risco, ou seja, o cuidado com essas colaboradoras que cuidam de outras mulheres.

 

O resultado dessa pesquisa é o TCC “Acho que estamos prontas: a Pedagogia da Cooperação como instrumento de desenvolvimento pessoal e coletivo de voluntárias de uma ONG em uma favela carioca.”

Confira os TCCs nos links abaixo*:

T3RJ.Acho que estamos Prontas.Mariana K. Pinheiro

T3RJ.Acho que estamos Prontas.Luciana M.O. Costa

T3RJ.Acho que estamos Prontas.Hannah A. Needleman

T3RJ.Acho que estamos Prontas.Gabriella M.S. Seixas

T3RJ.Acho que estamos Prontas.Carolina Pellegrino

* Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do trio foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.