Por Rafael Britto, Heide Hirano, Ronaldo dos Santos, da Turma 1/São Paulo/2013, da pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”
Quais são os principais desafios de uma ONG? Manter a autonomia da instituição, sem depender tanto de repasses públicos? Promover um trabalho mais colaborativo? Encontrar caminhos para ampliar o atendimento?
Inquietações como essas são frequentes na rotina de organizações sociais. Conhecer novas possiblidades na busca de soluções pode ser bastante inspirador. Ainda mais se o processo for cooperativo e apontar caminhos!
O Lar Espírita Bezerra de Menezes (Lebem), localizado em Ribeirão Pires, município da Grande São Paulo, teve de lidar com essas questões em 2014. Em meio a uma crise profunda, os recursos eram insuficientes, o número de crianças atendidas havia sido reduzido e a instituição, inclusive, poderia ser fechada.
Nesse período, o Lebem foi tema do Projeto de Pesquisa de um dos grupos da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (Turma 1 – São Paulo). O objetivo era investigar se a aplicação da abordagem criada pelo Projeto Cooperação poderia levar a equipe de profissionais da entidade a encontrar soluções, criando projetos coletivos para superar a crise.
Por dois meses, 29 pessoas, entre 40 a 75 anos, participaram de quatro encontros, baseados em três questões iniciais: Temos objetivos claros? Como despertar a comunidade ao redor do Lebem? Qual é a meta atual (foco)?
Nas primeiras conversas, os participantes competiram por ideias e opiniões, dando pouco espaço para trocas. Aos poucos, as atividades cooperativas começaram a favorecer a criação de um ambiente mais envolvente, para o grupo agir colaborativamente. Criou-se um “campo de confiança”, cada um se tornou mais atento à fala dos demais. E, JUNTOS, começaram a definir as ações necessárias para lidar com a situação.
Quer saber mais sobre o papel da Pedagogia da Cooperação nesse processo interno do Lebem? Conheça o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) A Pedagogia da Cooperação como instrumento para envolver pessoas de uma ONG no desenvolvimento de Projetos Colaborativos. O artigo é de autoria de Rafael Britto, Heide Hirano, Ronaldo dos Santos, pós-graduados em Pedagogia da Cooperação da Turma 1. Um processo que ressaltou o potencial de valorização da diversidade de ideias, na busca de soluções para um objetivo comum.
Confira o texto clicando aqui –> A Pedagogia da Cooperação como instrumento para envolver pessoas de uma ONG no desenvolvimento de Projetos Colaborativos.