Projeto Cooperação
Gerir a colaboração é o caminho para organizações que buscam inovação eficiente e sustentada. A partir dele, é possível gerar um ciclo de compartilhamento, cooperação e bem-estar comum que equacionam a produtividade empresarial com a felicidade pessoal.
Segundo Fábio Otuzi Brotto, “a inovação eficiente e sustentada não é mais obtida por lealdade à empresa ou autonomia. E sim, por uma forte COMUNIDADE COLABORATIVA.” Para isso acontecer, é preciso desenvolver um ciclo virtuoso de compartilhamento, cooperação e bem-estar comum. Este ciclo gera relações saudáveis de convivência e de troca, estimula e acessa a inteligência coletiva, convocando o grupo a colocar o seu melhor à serviço do propósito comum.
Elinor Ostrom, primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Economia, recebeu o prêmio junto a Oliver E. Williamson com uma teoria comprovada sobre a eficiência das sociedades baseadas no bem comum e como elas funcionam. Sua pesquisa demonstrou que até mesmo em sociedades capitalistas, se forem aplicadas algumas regras simples, uma comunidade com organização própria poderá funcionar: os indivíduos cooperarão para agir de acordo com o bem comum.
Por onde começar? Conecte-se com as dicas a seguir. Avalie o quanto disso já é feito em algum nível na empresa, como pode implantar ou como é possível ampliar:
Dê os primeiros passos, sinta os resultados iniciais e molde suas ações ao ritmo e ao perfil do seu time. Só não pare. O desafio de gerir a colaboração está posto e esse é o fluxo que já vem se desenhando no mundo.
A organização do futuro será a personificação da comunidade baseada em propósito compartilhado, falando às mais altas aspirações das pessoas.” DEE HOCK
No nosso blog e nossas redes sociais, você encontra diversa reflexões, dicas, jogos e práticas. Se quiser se aprofundar nesse papo, entre em contato com nosso time e conheça soluções de design do Projeto Cooperação para promover a gestão da colaboração na sua organização.
______________
Conteúdo inspirado no texto “Soluções colaborativas para organizações em transformação” de Fábio Otuzi Brotto, para a coluna #Para Ler na Rede, nº 8, Comunidade Travessias , Bambual Editora.