fbpx

Cooperação na Educação: crianças e adolescentes protagonistas

Monografia 1

Uma escola mais acolhedora para crianças e adolescentes, valorizando a alegria de aprender e a liberdade de escolha. Este sonho sempre inspirou Rosângela Laranja como educadora, tanto que seu propósito é criar condições para estudantes serem protagonistas do próprio processo de aprendizagem.

Ao cursar a pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”, na Turma 3/Rio de Janeiro/2016, Rosângela quis refletir sobre o papel dos docentes na transformação da escola, por acreditar que esse protagonismo só será possível se eles assumirem um novo olhar sobre a própria atuação.

Formando grupo com Carolina Pimenta, Guilherme Moraes Rego e Janaína da Silva Braga, Rosângela investigou o tema, aplicando a Pedagogia da Cooperação em duas turmas de graduação da Faculdade de Pedagogia do Instituto Superior Anísio Teixeira. O resultado dessa pesquisa é o TCC “Como a Pedagogia da Cooperação pode contribuir para uma reflexão sobre a Práxis Pedagógica”.

O trabalho foi realizado entre agosto e setembro de 2017, em seis encontros com diversas atividades como Jogos Cooperativos, Danças Circulares, metodologias de conversação e partilhas de aprendizados. Ao final desse período, os participantes também responderam um Questionário sobre todo o processo de trocas e reflexões. Ao final, reconheceram a importância de buscar agir com empatia e se colocar no lugar das crianças e adolescentes, mudar hábitos em sala de aula, incluir atividades lúdicas e dinâmicas, além de repensar o conceito do que é ser professor.

“Durante os 38 anos que trabalhei com educação, presenciei experiências ultrapassadas e transformadoras. É claro que as segundas em número menor do que as primeiras. Também pesquisei e conheci muitas experiências interessantes, entre elas, a Pedagogia da Cooperação, uma metodologia especial que poderia me ajudar a tornar a vida de meu aluno infinitamente melhor, por proporcionar acolhimento, alegria e liberdade, as três coisas que sempre procurei desde a minha formação.”

Rosângela se encantou tanto com a Pedagogia da Cooperação que, atualmente, é da equipe do Projeto Cooperação, atuando na coordenação local da pós-graduação, no Rio de Janeiro.

Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do grupo foi entregue individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.

 

Confira os TCCs nos links abaixo:

TCC_Guilherme Moraes Rego.Práxis Pedagógica

TCC_Carolina Pimenta.Práxis Pedagógica

TCC_Janaina Silva Braga.Práxis Pedagógica

TCC_Rosangela Laranja Costa.Práxis Pedagógica