Objetivos Comuns:
- Exercitar a autoconfiança e a confiança no outro e, também, o dar e receber apoio para sustentar a Cooperação no dia a dia da equipe.
- Estimular o exercício da empatia, a partir da vivência de diferentes papéis no mesmo jogo.
- Estimular o exercício do cuidado uns com os outros, por meio da atitude de servir quem estiver passando sobre a corda.
Desafio:
Atravessar o maior número de pessoas que quiserem pela Ponte de Corda, dentro de um tempo predeterminado.
Participação:
- Entre 15 e 40 pessoas por ponte de corda.
Desenvolvimento:
- Este é um Jogo Cooperativo que tem em sua estrutura 2 papéis essenciais. O primeiro é vivenciado por todas as pessoas que estiverem segurando uma ponte feita de corda, de maneira que se crie uma base consistente que estimule as pessoas a passarem por ela. O segundo é vivenciado pela pessoa que estiver passando sobre a Ponte de Corda.
- As pessoas que estiverem segurando a Ponte de Corda deverão fazê-lo com os pés bem plantados no chão, segurando a corda por cima, de maneira que as palmas das mãos estejam viradas para baixo e a cabeça fique inclinada para a frente, servindo como apoio para quem estiver passando sobre a ponte. A corda deve estar bem esticada para que esteja firme.
- Quem estiver passando, deverá pisar somente nos nós, um pé em cada nó, para evitar um peso maior num determinado “elo da corda”.
- Recomenda-se colocar duas cadeiras resistentes, uma em cada extremidade da Ponte, para servir de apoio no momento de subir e descer da corda.
- Além disso, é bem importante ter pessoas apoiando a pessoa que estiver passando pela corda, ajudando no momento de subir e descer da Ponte.
Espaço:
- Qualquer espaço, coberto ou não, que comporte a equipe em formato de um corredor.
Material:
- Uma Ponte de Corda, feita por corda náutica ou de rapel. O tamanho dela pode variar de acordo com o tamanho da equipe. Em geral, uma equipe de 40 pessoas precisará de uma ponte de corda de 20 metros.
Algumas imagens: