fbpx

Era uma vez …

Que tal organizar círculo para contar histórias com quem está em casa com você ou, virtualmente, com crianças e amigos?

Para se inspirar, conheça “Foto Histórias”, JOGO COOPERATIVO para conectar e criar oportunidades de expressão verbal. A proposta é inventar histórias criativas e espontâneas, a partir de uma imagem apresentada ao grupo: uma fotografia, uma pintura, um desenho, etc.

Para começar, o grupo observa a imagem e, em seguida, é convidado a inventar uma história cooperativamente, com começo, meio e fim.

O primeiro jogador, então, a partir do que a imagem lhe sugere, diz uma ou duas frases. Em seguida, quem estiver ao seu lado acrescentará novas frases, buscando dar sentido ao que foi dito anteriormente. E assim por diante, até alguém concluir a história criada em conjunto.

O jogo continua. A pessoa seguinte começa uma nova história com a mesma imagem, abrindo outra possibilidade de narrativa. E assim, sucessivamente.

Uma variação curiosa é sugerir uma música clássica ou instrumental como tema.

“Foto Histórias” cria oportunidades para se sentir prazer em criar, ao mesmo tempo em que cada jogador/jogadora tem um papel essencial para a realização da atividade. Pode favorecer fluidez, flexibilidade, fantasia, escuta, sentimento de pertencimento, cooperação e diversão.

Fonte: “Foto Histórias” faz parte de acervo de Jogos Cooperativos criado por Frans Limpens, da @Edhuca – Educación y Capacitación em Derechos Humanos A.C., do México. A fonte é: Garaigordobil Landazabal, Maite, Programa Juego. Juegos cooperativos y creativos para grupos de niños de 6 a 8 años. Madrid, Ediciones Pirámide, 2005, p. 158-159. Ilustración de Klaas Verplancke.