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Por uma Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade.

Por Evanda A. Teixeira, Isabel H. Egler e Isabel M. R. Stepanski, da Turma 3 (Brasília)

Como criar ambientes para estimular a participação ativa de crianças, a qualificação dos professores e a adequação dos programas pedagógicos por faixa etária, garantindo uma Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade?

Evanda Aranda Teixeira, Isabel Herminia Egler e Isabel M. R. Stepanski, da Turma 3 (Brasília), da pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas”, buscaram responder esta pergunta desenvolvendo pesquisa com professoras do Jardim de Infância 312 Norte, escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal.

A partir da aplicação dos Princípios, Processos, Procedimentos e Práticas da Pedagogia da Cooperação, utilizando também outras Metodologias Colaborativas, o trabalho procurou identificar e validar as principais contribuições dessa Pedagogia para o processo de planejamento das ações educativas no ambiente escolar. Como resultado, produziram o TCC “A Pedagogia da Cooperação como metodologia para o desenvolvimento da equipe de professores de uma escola pública de Educação Infantil”

O processo favoreceu o surgimento de uma visão colaborativa, em contraponto a um olhar mais individualizado, e porque não dizer competitivo, presente nas relações cotidianas. Foi possível, ainda, reconhecer formas prazerosas e amorosas de as professoras solucionarem, juntas, problemas, inquietações, conflitos e dificuldades pessoais ou do grupo, tendo como foco o bem-estar da comunidade escolar.

A observação cuidadosa da dinâmica do grupo de professoras durante toda a intervenção e, também, a avaliação resultante da análise criteriosa dos indicadores de cooperação definidos antes do processo permitiram reconhecer a Pedagogia da Cooperação como um instrumental capaz de tornar grupos mobilizados e preparados para elaborar planos de ação e promover a criação de ambientes cooperativos e sustentáveis.

Além de reflexões sobre cooperação no dia a dia do grupo, a pesquisa contribuiu para o processo de autoconhecimento dessas profissionais, além de apoiar o processo de melhoria do ambiente de ensino no qual atuam.

Por demandas da Universidade Paulista (UNIP), parceira do Projeto Cooperação na realização da pós-graduação, o trabalho do trio foi apresentado individualmente. Os textos diferem na “Introdução” e nas “Considerações Finais”, enquanto o conteúdo principal foi desenvolvido em conjunto.

 

Confira os TCCs nos links abaixo:

TCC.Evanda Aranda Teixeira.Contribuições da PedCoop para o Planejamento Escolar

TCC.Isabel Herminia Egler.Contribuições da PedCoop para o Planejamento Escolar

TCC.Isabel M.R.Stepanski.Contribuições da PedCoop para o Planejamento Escolar