Cambises Bistricky
“Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão à sua frente. Primeiro, coloque a sua e só então auxilie quem precisa.”
Essa sabedoria da aviação é uma metáfora perfeita para a gente começar a falar sobre a cooperação: só é possível cuidar de outra pessoa depois de ter fortalecido a sí.
Há quase 30 anos, essa ideia nos move no Projeto Cooperação. Percebemos que ativar habilidades colaborativas primeiro em si, é um excelente ponto de partida. Vivemos em uma cultura que adormeceu essas capacidades, privilegiando modelos individualistas, que nos treina para competir, vencer, acumular e duvidar do coletivo. Um mundo onde se isolar parece ser o caminho mais lógico, onde organizações se medem por crescimento financeiro, e as capacidades são premiadas a partir do sucesso e do lucro, gerando um caminho de exclusão, ilusão e medo.
O que acontece quando uma turma decide cooperar?
A Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas segue esse fluxo. Ao ingressar numa turma, seu desenvolvimento individual se soma ao de toda a turma, criando uma rede de inter desenvolvimento – em que cada pessoa contribui com seu potencial e recebe em troca novos saberes, habilidades e visões. Notamos ai que um fenômeno acontece, ao se desenvolver individualmente, o coletivo se movimenta também, ou seja, usando a metáfora da aviação, é como se todo o grupo tivessem um só pulmão: quando uma pessoa se salva, todo mundo se salva junto, um campo mórfico que dinamiza o desenvolvimento.
Não é só teoria. É prática em camadas:
E no meio disso, um currículo invisível age: um espaço seguro no qual dúvidas, conflitos e diversidades não são problemas, são matérias-primas. É dali que nasce uma visão comum — não uniforme, mas consciente.
A Pedagogia da Cooperação tem um segredo a ser decifrado!
No curso você vai compreender e dominar essa abordagem por completo, uma abordagem pedagógica completa que faz a cooperação acontecer. Não é um conjunto de técnicas. É um modo de ver o mundo. Quando a aprendemos, algo muda: percebemos que cooperar não é sobre “fazer em conjunto”, mas sobre ser em conjunto, porque cooperar, mais que uma técnica, é um estado de presença.
E então, a máscara de oxigênio faz sentido. Você se fortalece, estende a mão, e descobre que a outra pessoa já está fazendo o mesmo, somos um só pulmão, alimentando e nutrindo vários corações.
O sonho, não tinha nada de utópico e você já o transformou em realidade.
“A utopia é só o primeiro passo.
A utopia esta lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: “Para que eu não deixe de caminhar.”– Fernando Birri –
Conheça a Pedagogia da Cooperação e a pós-graduação que pode preparar você para tornar esse mundo melhor.
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Por Cambises Bistricky
Cambises Bistricky é Consultor do Projeto Cooperação, docente da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e co-autor do Livro “Pedagogia da Cooperação, por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”.