fbpx

Como transformar a cooperação sonhada em realidade?

Cambises Bistricky

“Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão à sua frente. Primeiro, coloque a sua e só então auxilie quem precisa.”

Essa sabedoria da aviação é uma metáfora perfeita para a gente começar a falar sobre a cooperação: só é possível cuidar de outra pessoa depois de ter fortalecido a sí.

Há quase 30 anos, essa ideia nos move no Projeto Cooperação. Percebemos que ativar habilidades colaborativas primeiro em si, é um excelente ponto de partida. Vivemos em uma cultura que adormeceu essas capacidades, privilegiando modelos individualistas, que nos treina para competir, vencer, acumular e duvidar do coletivo. Um mundo onde se isolar parece ser o caminho mais lógico, onde organizações se medem por crescimento financeiro, e as capacidades são premiadas a partir do sucesso e do lucro, gerando um caminho de exclusão, ilusão e medo.

O que acontece quando uma turma decide cooperar?

Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas segue esse fluxo. Ao ingressar numa turma, seu desenvolvimento individual se soma ao de toda a turma, criando uma rede de inter desenvolvimento – em que cada pessoa contribui com seu potencial e recebe em troca novos saberes, habilidades e visões. Notamos ai que um fenômeno acontece, ao se desenvolver individualmente, o coletivo se movimenta também, ou seja, usando a metáfora da aviação, é como se todo o grupo tivessem um só pulmão: quando uma pessoa se salva, todo mundo se salva junto, um campo mórfico que dinamiza o desenvolvimento.

Não é só teoria. É prática em camadas:

  • As conversas viram pontes entre diferenças;
  • Os projetos reais (em escolas, empresas, comunidades, …) fazem a colaboração virar ação;
  • Os desafios propositais nos fazem duvidar do “sempre foi assim”.

E no meio disso, um currículo invisível age: um espaço seguro no qual dúvidas, conflitos e diversidades não são problemas, são matérias-primas. É dali que nasce uma visão comum — não uniforme, mas consciente.

A Pedagogia da Cooperação tem um segredo a ser decifrado!

No curso você vai compreender e dominar essa abordagem por completo, uma abordagem pedagógica completa que faz a cooperação acontecer. Não é um conjunto de técnicas. É um modo de ver o mundo. Quando a aprendemos, algo muda: percebemos que cooperar não é sobre “fazer em conjunto”, mas sobre ser em conjunto, porque cooperar, mais que uma técnica, é um estado de presença.

E então, a máscara de oxigênio faz sentido. Você se fortalece, estende a mão, e descobre que a outra pessoa já está fazendo o mesmo, somos um só pulmão, alimentando e nutrindo vários corações.

O sonho, não tinha nada de utópico e você já o transformou em realidade.

A utopia é só o primeiro passo.
A utopia esta lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: “Para que eu não deixe de caminhar.”

                                                                             – Fernando Birri –

Conheça a Pedagogia da Cooperação e a pós-graduação que pode preparar você para tornar esse mundo melhor.

____

Por Cambises Bistricky 

Cambises Bistricky é Consultor do Projeto Cooperação, docente da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e co-autor do Livro “Pedagogia da Cooperação, por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”.