fbpx

Que tal buscar por perguntas ao invés de respostas?

Por Cambises Bistricky

Quantas vezes VOCÊ JÁ NOTOU no seu ambiente de trabalho que ALGO PARECE FORA DO LUGA?

As pessoas não se entendem, as equipes não desenvolvem seu pleno potencial, as realizações ocorrem sob muita pressão – e sempre com prazos apertadíssimos, comprometendo a qualidade da entrega. Líderes administrando uma avalanche de demandas atrasadas e a equipe descomprometida com o resultado, trabalhando com a sensação de estar competindo com as outras áreas da organização.

Neste momento é hora de parar e fazer perguntas. Isso mesmo, PERGUNTAR…

Perguntas têm um enorme potencial de trazer as pessoas DE VOLTA À REALIDADE e ao centro emocional, onde TUDO É PAZ. Perguntas desenvolvem o RACIOCÍNIO LÓGICO e despertam as ILUSÕES de cada um. Perguntas movem uma pessoa, um time, uma organização, um país… Perguntas DESPERTAM o ser curioso, pesquisador e, especialmente, a criança interior, presente em cada indivíduo.

Por isso, um dos passos do Design Cooperativo, criado pelo Projeto Cooperação, é LEVANTAR INQUIETAÇÕES. Quando somos capazes de fazer perguntas sobre nós mesmos, somos capazes de RE-CONHECER nosso caminho e descobrir onde está a nossa VERDADEIRA VOCAÇÃO, o nosso propósito.

Observe este conjunto de perguntas feitas recentemente por uma equipe de alta performance de uma organização:

– Colaboração começa por mim?

– Por que nos defendemos tanto?

– Estamos preparados para compartilhar?

– Como engajar os fornecedores e dealers nesta prática de colaboração?

– Por que o produto de uma área não é importante para a outra?

– Por que as pessoas da Q.A. trabalham como se não houvesse objetivo comum?

São perguntas que, juntas, TRAZEM MUITO DAS DORES desse time. E, ao mesmo tempo, elas SÃO TAMBÉM A CURA dessas situações. Entendendo bem as dúvidas, é possível caminhar JUNTOS na solução COMO-UM desses desafios. Funciona como os princípios da homeopatia, ou seja, a cura está no veneno.

Das 6 PERGUNTAS acima, alguma pode representar a sua organização, o seu time, os seus pares?

Se SIM, que tal usá-las como antídoto ao mal que podem estar causando? E, assim, mergulhar cooperativamente na resolução de cada uma dessas inquietações?

Existe uma METODOLOGIA COLABORATIVA que traz à luz perguntas como essas, de maneira leve e profunda, buscando, principalmente, soluções cooperativas que podem gerar ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO E VITALIZAÇÃO ao seu time.

É a PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO que, entre seus resultados já testados, leva à solução de problemas complexos, à transformação de conflitos interpessoais, ao alcance de metas de produtividade com felicidade e à realização de sonhos e objetivos comuns de líderes, equipes e organizações.

Quer saber mais? Entre em contato comigo (cambises@projetocooperacao.com.br). Terei muita alegria em trocar ideias com você!

 

 

Cambises Bistricky  é sócio e focalizador do Projeto Cooperação.