Projeto Cooperação
Censo ‘no sense‘ é um jogo cooperativo que parte da construção de um Censo de perguntas inicialmente inúteis. Ele nos ajuda a perceber o quanto formular perguntas em si já é um exercício de ativação importante para nossa reflexão sobre um tema, criatividade, inovação e acionamento da inteligência coletiva. Nos ajuda a perceber que as perguntas já trazem consigo muitas respostas, informações valiosas que poderiam ser desperdiçadas sem esse exercício!!!
1º passo: O convite é para criar um Censo de Perguntas Inúteis. Cria-se o máximo de perguntas em post its, num quadro virtual ou de alguma forma que possam ser expostas.
2º passo: Segue-se reconhecendo as perguntas com um diálogo sobre quais são mais criativas, possíveis de serem respondidas, simples (e talvez maravilhosas), complexas (que podem virar várias), … assim se descobre que talvez não sejam tão inúteis assim.
3º passo: O grupo pode escolher rescrever as mais complexas, responder algumas e fluir numa reflexão sobre o que as perguntas já nos contam só de terem sido geradas pelo grupo. Nesse fluxo já ativamos o ato de gerar perguntas e a percepção de que todas são interessantes.
O objetivo conjunto de gerar o maior número de perguntas ativa nossa capacidade de gerar perguntas, a cada momento melhores (em importância, profundidade, especificidade, por exemplo). O desafio de classificá-las (em criativas, possíveis de responder, simples, complexas e em todas mais que forem inventadas pelo grupo), chama a atenção para as múltiplas perspectivas que um tema pode assumir e que poderiam não ser abordadas sem esse exercício de perguntar. O convite para perceber o que as perguntas já nos contam, nos lembra que toda pergunta já traz consigo respostas.