fbpx

5 Dicas para Focalizar uma Roda de Conversa

O ambiente escolar propicia a criação de espaços para crianças e adolescentes EXPRESSARAM INQUIETAÇÕES E SENTIMENTOS. Para isso, é essencial promover PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO, criando um CAMPO DE DIÁLOGO e de CONVERSAS SIGNIFICATIVAS.

 

Neste contexto, as RODAS DE CONVERSA podem potencializar o EXERCÍCIO DE CONVIVÊNCIA e fortalecer RELAÇÕES DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO, além da amizade, do COMPANHEIRISMO e da empatia.

 

QUER FOCALIZAR uma Roda de Conversa? Confira abaixo 5 dicas essenciais:

 

1 – De mim para o grupo: Convide a turma para formar duplas ou trios, assim, todo mundo terá oportunidade de falar, sem sentir vergonha.

 

2 – Do Simples para o Complexo: Comece a Roda de Conversa com temas leves. Depois de uma ou duas rodadas, aprofunde, chegando ao tema de interesse.

 

3 – Pertencimento: Troque as duplas e os trios, para todo mundo se sentir pertencente ao grupo e conhecer novas falas, ideias e visões.

 

4 – A força do grupo: Ao final de algumas rodadas, crie um formato TODO MUNDO JUNTO para o compartilhamento de aprendizados, sentimentos e experiências das conversas iniciais.

 

5 – Bastão da fala: Escolha um objeto para representar este instrumento, de forma a garantir à pessoa que estiver com ele o direito de falar, enquanto as outras pessoas a ouvem.

 

“O formato espacial do círculo simboliza liderança partilhada, igualdade, conexão e inclusão. Também promove foco, responsabilidade e participação de todos.” – Kay Pranes (Processos Circulares – Teoria e Prática / Palas Athena).