fbpx

Comum-Unidade

Nossa História Como-Um

O Projeto Cooperação é uma organização que oferece soluções colaborativas voltadas ao processo de desenvolvimento individual e coletivo. Atua em diferentes contextos, por meio de consultoria, palestras, workshops, processos de Design Colaborativo, Cursos de Pós-graduação, Curso online e Cursos Livres de Curta Duração, além do Festival Internacional da Cooperação (FICOO).

A partir de princípios de comunidade intencional, busca abrir espaço para cada um, de forma simples, Ser quem É. Para isso, utiliza os Jogos Cooperativos e outras Metodologias Colaborativas, principais instrumentos de sua abordagem de trabalho, a Pedagogia da Cooperação, criada e praticada por seus membros, interna e externamente.

A Pedagogia da Cooperação combina leveza, profundidade, conhecimento e experiência.

Além disso, o Projeto Cooperação acredita no acolhimento e na inclusão da diversidade, pois pessoas e ideias diferentes abrem possibilidades para a cooperação se desenvolver, a partir de novas soluções para determinada situação e da criação de ideais que só ocorrem em “encontros”.

A ideia de espalhar a cooperação pela Terra foi sonhada pela primeira vez, por Fabio Otuzi Brotto, cofundador do Projeto Cooperação, em 1991. Depois de bons ensaios, o Projeto Cooperação nasceu em 1992, em Santos (SP), durante Oficina Aberta de Jogos Cooperativos.

Os primeiros com-passos foram cuidados pelo próprio Fabio e por Gisela Sartori Franco, inspirando a nossa natureza e vocação: InterSer a primeira organização brasileira dedicada plenamente ao desenvolvimento de serviços e produtos integralmente voltados para a promoção da Cooperação e do sentido de Comum-Unidade, em todos os lugares.

Desde então, os membros do Projeto Cooperação mantêm viva a visão de deixar o mundo melhor de que encontraram.

Faça parte dessa Comum-Unidade: VenSer junto com o Projeto Cooperação!

Sonho

Tornar a Vida na Terra melhor do que encontramos.

Princípios

Propósito

Promover a Cultura da Cooperação para que todo mundo possa VenSer.

Cambises Bistricky

Como consultor especialista em Pedagogia da Cooperação, atuo há 7 anos em organizações de vários setores, focando sempre em desenvolver culturas cooperativas e colaborativas. Em me formei em Educação Física, mas segui outros caminhos e direções, ao concluir a pós-graduação em Jogos Cooperativos. Bebo de várias fontes: Transdiciplinaridade Humana, de Pierre Weill; Dragon Dreaming, de John Croft; Word Café, Open Space, Danças Circulares Sagradas e também dos ensinamentos da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela. Meu verdadeiro aprendizado, porém, se dá quando estou com minhas filhas Yasminn e Monique e minha esposa Claudia, pois elas me lembram a todo momento que a convivência necessita, sempre, da Cooperação.

Carla Albuquerque

Carioca, mãe, montanhista e eternamente estudante, comecei meu aprendizado formal na Engenharia, passando pela Produção, Marketing e Administração, enquanto ampliava o meu conhecimento experienciando e atuando em cargos de gestão. Até que identifiquei na Colaboração o meu jeito de contribuir para o mundo e, em 2017, iniciei a minha jornada por abordagens colaborativas, passando por cursos, vivenciando projetos e nutrindo ambientes de cocriação. Cofundadora do “Coletivamentes” e colaboradora do Projeto Cooperação, sigo me dedicando a projetos que me encantam, a partir de práticas colaborativas para o desenvolvimento humano e empresarial, na geração de soluções. Mestre em Administração na PUC-Rio, pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas – UNIP/Projeto Cooperação, Produção – UFRJ/INT, Serviços – PDG IBMEC, Marketing – MBA COPPEAD e graduada em Engenharia na PUC-Rio. Em 2020, fui uma das coorganizadoras do livro “Pedagogia da Cooperação – por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”.

Claudia Martini

Pude participar da 1° Clínica de Jogos Cooperativos, foram dias importantes para minha história pessoal e profissional  tal foi o impacto positivo que me causou. Percebi a Cooperação como uma nova visão, modo de viver e com-viver. De lá pra cá busco cultivar atitudes mais inclusivas, amorosas e cooperativas na minha vida.

No Projeto Cooperação, colaborei com a elaboração de Festivais de Jogos Cooperativos , atuei em eventos para as Prefeituras da Baixada Santista, coordenei e fui docente da Pós Graduação em Jogos Cooperativos & Cultura de Paz . Atualmente me dedico a desenvolver a Cooperação em grupos de mulheres abordando a temática da Sororidade e Igualdade de Gênero.

Pós-graduada em Educação, Transdisciplinaridade & Saúde, Especializada em Lazer, com Formação em Pedagogia da Cooperação, Metodologias Colaborativas e Danças Circulares.

Sou mãe, taurina, sinto prazer em cultivar plantas e tornar objetos que iriam para o lixo em arte,  isso me ajuda a sentir a vida mais leve e criativa.

Claudia Prado

O movimento, a dança e a música me inspiram e me ajudam a seguir mais leve e com alegria. Sou graduada em Educação Física, com especialização em Ginástica Olímpica, o que diz bastante sobre mim e a observação sobre a potência de viver integrada com corpo, mente e alma e, também, explica o impacto quando vivenciei pela primeira vez os Jogos Cooperativos. Me aventurei a dar aulas, mas o meu percurso de desenvolvimento profissional se deu como executiva de vendas de publicidade, no mercado editorial, e na gestão de pessoas e equipes. Durante este percurso, cursei a pós-graduação em Jogos Cooperativos, me tornei sócia do Projeto Cooperação e Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Jogos Cooperativos e em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas, em São Paulo. Desde 2020, estou empreendendo na área de Coo-relações com o Mercado do Projeto Cooperação, em contato contínuo com organizações para cocriar soluções colaborativas em diversos contextos e seguimentos. Casada com o Cambises, aprendi uma vida a dois mais colaborativa, e ambos nos inspiramos e nutrimos forjando ambientes mais cooperativos. Somo a tudo isso a experiência da construção de uma vida comunitária como sócia-fundadora, moradora e membro do conselho da Associação Rural Natureza, uma comunidade intencional em Monte Alegre do Sul (SP) e, também, como Integrante do Foundation Programme na Findhorn Foundation (Escócia), onde fui residente e participante de alguns dos programas educacionais.

Dani Dolme

Atuo na Coordenação Local da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação em São Paulo, em parceria com a Claudia Prado. Buscando um caminho de transformação, para mim e para o mundo, escolhi a Comunicação como uma ferramenta de apoio. Me formei em jornalismo, trabalhei em redação, mas foi no Voluntariado (Teto-Brasil!) que encontrei meu lugar: descobri que poderia usar minhas habilidades para construir, aprender, transformar, junto com comunidades. Assim, comecei a trilhar meu caminho em organizações sociais, ampliando minha atuação para gestão de projetos, facilitação de grupos e criação de metodologias. Pude compartilhar com diferentes comunidades o meu propósito e fui me envolvendo cada vez mais com Educação. Hoje, sou consultora do Instituto Tellus no projeto FAZ SENTIDO. Segui (e sigo!) bebendo de diferentes fontes para uma formação humana e mão na massa: sou Usineira (Artemisia), Guerreira Sem Armas (Instituto Elos) e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação (ProCoop). Passei pela Escola de Design Thinking, Perestroika, Kaos Pilot e, também, fui voluntária da Escola de Notícias. Sempre no exercício de aprender a Com-Viver em Comum-Unidade.

Dani Rafael

Sou facilitadora de grupos, especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e pesquisadora e aprendiz da Comunicação Não Violenta. E, também, voluntária na Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), da Unicamp, e no Centro de Valorização da Vida (CVV). Além disso, coidealizei o @cnv.empatia123 e o Festival de Empatia (evento on-line de CNV). Acredito na cura das relações por meio da empatia e no potencial da não-violência para promover transformação pessoal, interpessoal e sistêmica, o que tem me levado a oferecer cursos e facilitação de grupos em CVN e outros temas, em diversas instituições. Passei por treinamentos com os principais especialistas em Comunicação Não Violenta do Brasil e, também, por treinamento internacional, pelo Center for Nonviolent Communication (CNVC), fundado por Marshall Rosenberg. Tenho 20 anos de experiência no mundo corporativo, graduação na área de TI pela PUC-Campinas, pós-graduação em Engenharia de Software, Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade pela Unicamp. Atualmente, continuo o meu processo de aprendizagem estudando Psicanálise contemporânea e as Constelações Familiares.

Denise Jayme

Integro o Projeto Cooperação desde 2006, atuando como Facilitadora de Atividades Cooperativas em diversas áreas e organizações, como PNUD, COC, SESCOOP, Secretaria de Educação (DF), BB, SECRIA (DF), CNJ, entre outros. Atuo também como Coordenadora Geral dos cursos de pós-graduação, nos quais sou docente de Danças Circulares. Além disso, coordeno o Departamento de Educação Física e Esportes da Escola das Nações, há 14 anos, meu grande laboratório de prática de Cooperação. Me especializei em Educação Física Escolar e me certifiquei no programa de Transformação em Jogos Cooperativos. Participei de vários cursos de Danças Circulares e conclui a formação do Grupo Rodas da Lua. Experimentei natação, vôlei, handebol, dança, ginástica, patins, corrida… vários jeitos de me movimentar. Convivo e aprendo diariamente com minhas filhas Vanessa, Bruna e Paula e compartilho minha jornada de vida ao lado do Fábio, que me ensina (entre muitas outras coisas) a Vir-a-Ser inteiramente quem Sou!

Edgard Gouveia Junior

Arquiteto e Urbanista e pós-graduado em Jogos Cooperativos, dedico minha trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos, desenhando e aplicando jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. Sou cofundador do Instituto Elos, do Programa Guerreiros sem Armas e do Jogo Oásis. Fellow Ashoka, Berkana Exchange e TRIP Transformadores, professor da pós-graduação em Jogos Cooperativos, Formação Gaia Brasília e Paraná, do Youth Initiative Program e MSLS na Suécia e Knowmads na Holanda. Sou palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia onde aplico tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação Não Violenta e Jogo Oásis. Idealizei o Play The Call, uma gincana mundial online, com tarefas concretas no mundo real e que pretende envolver 2 bilhōes de pessoas, em quatro anos, para restaurar o equilíbrio na Biosfera. Acredito que mudar o mundo pode ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso.

Eliana Rosetti Fausto

ELIANA “LILI” ROSSETTI FAUSTO Graduada em Educação Física e pós-graduada em Jogos Cooperativos (UNIMONTE – 2000). Foi professora de Educação Física por mais de 25 anos em uma escola que privilegiava a formação humana integral de toda comunidade. Além disso, possui uma vasta experiência com as Danças Circulares, (TRIOM – 2001), especialmente aplicadas ao ambiente escolar e em participação em congressos e intercâmbios nacionais e internacionais (Espanha e Holanda). Atualmente, é coordenadora geral do curso de pós-graduação em “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas” do Projeto Cooperação em parceria com a UNIP – Universidade Paulista. É co-autora do livro “Pedagogia da Cooperação: por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”.

Fábio Otuzi Brotto

Desde pequeno vivo em grupo. Minha primeira turma foi a da Bicicleta sem Breque, que deixou em mim belíssimas cicatrizes no corpo e impressões maravilhosas na alma. Joguei basquete, futebol, handebol, lutei judô e fui técnico de basquete por 16 anos… No esporte, aprendi a fazer parte de um time e de permanecer nele, interdependentemente do ganhar-e-perder. Então, escolhi me arriscar mais e decidi mergulhar fundo no oceano largo da Cooperação. Nele fui fisgado pelos Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação. Desde então, integro a turma do Projeto Cooperação, onde sou constantemente inspirado a cultivar as sementes do VenSer quem Eu Sou e ao mesmo tempo InterSer em Comum-Unidade… sem paredes. Sim, sem paredes, porque sendo geminiano com ascendente em gêmeos, preciso da liberdade do andar pela mata e do subir o rio, descobrindo por mim mesmo o caminho das pedras… o de fora e o de dentro. Ao mesmo tempo, toda essa liberdade só faz sentido e traz felicidade se for compartilhada com Tiê, Ilê, Lyz, Denise e todo mundo.

Karina Perpétuo

Nasci em Brasília, sou mãe, caçadora de mim e milito no partido “gargalhando venceremos”. Nos últimos 18 anos, tenho facilitado processos de coaprendizagem, apoiando o desenvolvimento pessoal e de grupos em valores humanos como cooperação, diálogo, empatia, afeto, criatividade e diversão. Sou formada em Jornalismo (UniCeub), pós-graduada em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e em Jogos Cooperativos (ProCoop). Também atuo como focalizadora de Danças Circulares desde 2000 – ajudei a fundar e integrei o Grupo Rodas da Lua, pioneiro em Brasília no ensino dessa prática para indivíduos e organizações. Sou contadora de histórias (Regina Machado/USP) e anfitriã e colhedora de conversas significativas (AoH). Tenho formação em Design de Serviços (EISE|LiveWork) e sou empreendedora. No Projeto Cooperação, sou coordenadora da pós-graduação em Brasília.

Maria da Conceição de Souza

Encantada com as ideias que sustentam a proposta dos Jogos Cooperativos, busco a experiência da Cooperação como um exercício pessoal e cotidiano de convivência. Sou docente de Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, no Rio de Janeiro. Atualmente, também faço parte do grupo da Coordenação Geral do curso. Estou na área de Educação há mais de 30 anos, como professora, psicopedagoga e em funções administrativo-pedagógicas, em escolas da Rede Pública do Rio de Janeiro. Nestes espaços, me dediquei à aplicação e divulgação de metodologias colaborativas, bem como à realização e apresentação de trabalhos de pesquisa com foco na reflexão sobre as relações existentes e possíveis no ambiente escolar. Sou mestre em Políticas Públicas e Formação Humana, pós-graduada em Jogos Cooperativos e em Psicopedagogia Institucional e psicóloga, além de ter formação em Danças Circulares.

Rafaela Lemos

Ser humana em constante evolução, engajada em soluções colaborativas que impactam positivamente um mundo em processo de regeneração.

Educadora, Inovadora Social, Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e em Estudos de Paz e transformação de Conflitos. Atualmente engajada em projetos globais para o desenvolvimento pessoal e social, promovendo culturas colaborativas e de paz em comunidades no Brasil, África e Europa.

Roberto Martini

Sou sócio facilitador do Projeto Cooperação, cofocalizador do Laboratório de Pedagogia da Cooperação e docente dos cursos de pós-graduação. Integro também o time de consultores. No Projeto Cooperação, desenvolvi ações e projetos em instituições como: SESC, SESI, SENAC, Federação das Indústrias do Paraná, SICRED, Johnson & Johnson; Banco do Brasil, SESCOOP, Claro, Volkswagen, FEFISA, prefeituras de Santos e São Paulo. Cursei Educação Física e Mestrado em Psicologia da Educação e tive a oportunidade de compartilhar meu trabalho em Cuba e na Holanda. Educação, Cultura de Paz e Metodologias Colaborativas me despertam especial interesse. Gosto de estar perto da natureza e não resisto a uma boa partida de futebol na areia da praia, em Santos, onde moro, principalmente porque posso dar bons mergulhos nos momentos de pausa. Sou casado com a Claudia e juntos tivemos a Isadora e o Pedro. Sem a convivência com minha família não saberia o verdadeiro significado do amor, da felicidade, do respeito, da confiança e do cuidado. Sou muito grato à vida por tudo que recebo! E tenho recebido muito.

Rodolpho (Dodô) Martins

Sou um inquieto pedagogo, músico por atrevimento, especialista em Jogos Cooperativos, consultor organizacional e empreendedor social. E, também, palestrante internacional, com participação no TED, e atuação em diversos países dos continentes americano, africano e europeu. Criei os programas Musicooperação 8 UP e idealizei o programa Language Salad, e sou coautor dos livros “Pedagogia da Cooperação – por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer” e “Circulando Cooperação”. Além disso, sou docente da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (UNIP/ProCoop).

Rosangela Laranja

Conheci a Pedagogia da Cooperação em uma oficina, em agosto de 2014, e me apaixonei. A cooperação já era um foco da minha e me apropriei mais ainda dela com o Projeto Cooperação. Sou professora e também fiz a pós antes de passar a integrar a coordenação das turmas no Rio de Janeiro. Ao longo da minha carreira, trabalhei da Educação Infantil à Graduação, sempre procurando metodologias transformadoras. Além das atividades profissionais, sou esposa e mãe de Diogo e Denis, outras paixões na minha vida.

Carol Silva

Adora estar com pessoas e ativar círculos que geram conexões para ações regenerativas individuais e coletivas.

Integrante do Time de Coordenação da Pós Graduação SP, Consultoria e Focalizadora dos Cursos Livres.

Durante 7 anos pesquisou a Escuta atuando na versão Astrogilda, a Palhaça, em lugares de vulnerabilidade emocional e de saúde.

Esteve em círculos entre crianças durante 10 anos como Educadora Musical e agora atua na formação de educadores onde aprende um pouco mais sobre Educação Musical & Cooperação.

Durante 18 anos esteve atuante no Movimento Escoteiro compondo equipes de Co-Educadores, Coordenação de Método Educativo e Gestão de Pessoas atuando em eventos educacionais no Brasil e em outros países.

A formação em Pedagogia trouxe a possibilidade de atuar com Gestão Pedagógica em Escolas Montessori e Waldorf.

Vera Xavier

Advogada de formação que atua no campo da mediação de conflitos, tendo se tornado uma educadora com habilidade para tratar temas atuais e transversais como racismo, patriarcado, relações humanas, resolução de conflitos, fez pós-graduação em Jogos Cooperativos e Cultura de Paz pela UNIBR. Trabalhou com Oficinas de Danças Circulares e Cultura de Paz no Núcleo Étnico Racial da Secretaria Municipal de Educação – SME da Prefeitura de São Paulo, com os professores da Rede Municipal no ano de 2016. Em 2017 trabalhou no Projeto CONVIVER na Receita Federal, onde focalizou oficinas de diálogo, CNV (Comunicação Não Violenta) e Jogos Cooperativos. Idealizadora e coordenadora do projeto Professor Brincante trabalha com jogos cooperativos e danças circulares para crianças, jovens e adultos. Atualmente trabalha como mediadora de conflitos e com círculos de construção de paz.